Lugares

A Ponte circular de Copenhague

A ponte “Cirkelbroen“, que em dinamarquês significa “ponte circular” é um novo ponto de referência da cidade de Copenhague, na Dinamarca e foi inaugurada em agosto de 2015. A construção foi doada ao município pela Fundação Nordea, e idealizada pelo artista Ólafur Elíasson e tem como objetivo ser um verdadeiro espaço urbano, voltada apenas à passagem de pedestres. A ponte atravessa o canal Christianshavn e conecta a área de Christiansbro com Applebys Plads. A Cirkelbroen cria novos espaços no ‘waterfront’ da cidade, aproxima o mar e encoraja quem o atravessa a diminuir o passo e pausar a caminhada, e a ponte permitirá que ciclistas pedalem com mais facilidade e pedestres caminhem ou corram sem problemas.

cirkelbroen-bridge-001

A ponte tem 40 metros de comprimento, feita a partir de cinco plataformas circulares interligadas de vários tamanhos, cada uma com seu próprio “mastro”, uma referência aos barcos que navegam pelas vias navegáveis de Copenhague. A ponte é sustentada pelos vários fios tensionados que se conectam à periferia dos círculos a um mastro central e uma parte da ponte a partir do mastro maior pode ser rotacionada para o lado e assim abrir o canal para permitir que grandes barcos possam entrar ou sair. Barcos menores, como caiaques passam tranquilamente por baixo das plataformas circulares.

cirkelbroen-bridge-009

cirkelbroen-bridge-002

cirkelbroen-bridge-003

cirkelbroen-bridge-004

cirkelbroen-bridge-005

cirkelbroen-bridge-005a

cirkelbroen-bridge-006

Fontes: 1 2

Créditos das fotos: Anders Berg Sune e Fundação Nordea

Faça nosso trabalho valer a pena! O seu comentário é o que nos move.

Postagens por esse mundo afora

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

1 comentário

Clique para deixar um comentário