Lojas

Klek shop, às lojas de joelho em Sofia

Klek shop, às lojas de joelho em Sofia

Camelôs são vendedores que se pode encontrar em várias cidades pelo mundo afora. Os preços dos alugueis ou a indisponibilidade de espaços comerciais com preço acessível, faz com que esses pequenos comerciantes montem barracas na rua ou em lugares inusitados, e em alguns casos, abrirem seus comércios em porões, como acontece na cidade de Sofia, capital da Bulgária.

Conhecidas como klek shop, que significa loja de joelho, essas lojas de porão são únicas e exclusivas da cidade de Sofia. Geralmente as lojas instaladas no porão dos edifícios tem apenas uma pequena janela ao nível da calçada, abaixo da altura dos joelhos de uma pessoa, daí o apelido. Os produtos ficam expostos nas vitrines ao redor desta janela e os clientes precisam se ajoelhar para conversar com o comerciante pela pequena e baixa janela.

Os donos de klek shop foram alguns dos primeiros empresários da Bulgária a abrir um comércio depois da queda do comunismo, há mais de vinte anos atrás. A legalização da propriedade privada da produção permitiu que os búlgaros começassem seus próprios negócios, e estas pequenas lojas foram as primeiras empresas a abrirem as portas comercialmente.

Os porões foram transformados em lojas e às pessoas que circulavam pelas calçadas poderiam comprar o que necessitavam, pois elas vendiam vendiam praticamente de tudo, desde comidas, bebidas, brinquedos até eletrodomésticos. Coloridas prateleiras de vidros ao redor da janela mostravam o que a loja tinha a oferecer. Em muitas dessas lojas, os produtos nas vitrines eram apenas imagens impressas, com os respectivos preços ao lado.

Algumas klek shop também ofereciam pequenos serviços, como reparos de calçados, consertos de eletrônicos e outros. Muitas lojas desse tipo permaneciam abertas até tarde da noite e às vezes funcionava 24 horas por dia, sete dias por semana. Durante anos, praticamente todas as ruas da cidade tinha essas loja de conveniência em miniatura, mas infelizmente, elas estão lentamente desaparecendo com o passar dos anos, pois muitas delas acabaram virando atração turística na cidade.

Fontes: 1 2 3

“Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia.” – William Shakespeare

Postagens por esse mundo afora

Visualização: 76 vezes

Deixe seu comentário! Faça nosso trabalho valer a pena!
Clique para adicionar um comentário

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lojas

Me chamo Julio Cesar e sou o idealizador do site Magnus Mundi, um espaço para compartilhar informações sobre lugares, eventos, artes e histórias inusitadas pelo mundo afora.

Veja mais em Lojas