Eventos & Festas

O desastroso festival de balão

28 Sep 1986, Cleveland, Ohio, USA --- Original caption: Cleveland, O.: Balloons, 1.5 million of them, curl around the Terminal Tower Building during Balloonfest '86 sponsored by the United Ways Services of Cleveland. The lift off will be entered into the Guiness World Book of Records. --- Image by © Bettmann/CORBIS

Em 27 de setembro de 1986, a cidade americana de Cleveland, em Ohio, nos Estados Unidos provou que milhões de balões soltos ao mesmo tempo, apesar de magníficos, podem ser perigosos. Símbolos de festividades e celebrações, os balões mostraram que existe de fato um lado ruim de “muito de uma coisa boa”. Tudo começou com um objetivo superficialmente impressionante, mas fundamentalmente desastroso de definir o recorde mundial de balões de hélio lançados simultaneamente.

O fotógrafo Thom Sheridan capturou imagens deste evento bonito e catastrófico. O feito, que envolveu o preenchimento de 1,5 milhões de balões de látex com hélio, por voluntários durante horas, foi apelidado Balloonfest ’86 (Festival de Balões de 1986).

O desastroso festival de balão

A façanha foi coordenado pela Balloonart by Treb, uma empresa com sede em Los Angeles, liderado por Treb Heinig, que passou seis meses se preparando para o evento. A estrutura retangular do tamanho de um quarteirão da cidade, medindo 76 metros por 46 metros de largura e subindo três andares, coberto com uma rede de tecido, foi criada para segurar os balões, no quadrante sudoeste da praça pública em Cleveland. Dentro da estrutura, 2.500 estudantes e outros voluntários passaram muitas horas enchendo os balões com hélio.

Organizado pela United Way of Cleveland como uma espécie de evento de caridade, tinha planejado inicialmente soltar dois milhões de balões, mas acabaram soltando 1,5 milhões de balões e arrecadando um pouco mais de 1,4 milhões de dólares. Crianças vendiam tickets para beneficiar a United Way, ao preço de um dólar para cada dois balões.

O desastroso festival de balão

Havia tempestades previstas para o final do dia do evento, por isso, a organização acabou liberando os balões mais cedo. Quando a chuva veio, molhou os balões e os fez descer sem estourar. Em consequência disso, os organizadores e a cidade enfrentaram ações judiciais que custaram milhões de dólares norte-americanos em prejuízos e custos do evento.

Os balões acabaram cobrindo a superfície do lago Erie e prejudicando os esforços de busca da guarda costeira por dois homens que estavam desaparecidos depois que seu barco virou. Eles foram mais tarde encontrados mortos. Os balões tornaram a tarefa de encontrar a cabeça de alguém lutando para permanecer acima da água impossível. Eles também assustaram vários cavalos de corrida caros, que acabaram se ferindo, e levaram seu dono a processar com sucesso o evento, por perdas e danos. E, enquanto os balões de látex eram biodegradáveis, eles conseguiram causar um grande incômodo em toda a região até que finalmente se degradaram.

O desastroso festival de balão

O desastroso festival de balão

O desastroso festival de balão

O desastroso festival de balão

O desastroso festival de balão
Milhares de balões caíram no Lago Erie, onde havia afundado um barco com dois marinheiros. As equipes de resgate chegaram ao local, mas não conseguiram ver nada, devido aos balões na superfície do lago

O desastroso festival de balão

O desastroso festival de balão

O desastroso festival de balão

Fonte: 1 2

“Tudo o que o homem não conhece não existe para ele. Por isso, o mundo tem para cada um o tamanho que abrange o seu conhecimento”. – Carlos Bernardo González Pecotche

Postagens por esse mundo afora

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

2 comentários

Clique para deixar um comentário