Arte

O Vale dos Santos, na Bretanha

O Vale dos Santos, na Bretanha

La Vallée des Saints (Vale dos Santos), fica no alto de um encosta, no município de Carnoet, costa Cotes d’Armor, na Bretanha, no noroeste da França. É um projeto de grande escala que está em andamento, que espera cobrir toda a encosta de 37 hectares com milhares de estátuas em granito, que representam os santos bretão. Mais de 7.000 santos são venerados por toda a Bretanha, embora apenas alguns são reconhecidos oficialmente pela Igreja Católica Romana.

Cerca de 1.500 anos atrás, padres e monges vindos da Grã-Bretanha desembarcaram na costa da Bretanha. Alguns, como Malo ou Brieuc, deixaram sua marca na região, enquanto outros apenas estavam de passagem. Através destas efígies de santos, o projeto visa celebrar, promover e sensibilizar sobre a história inter-céltica da Bretanha, bem como, através das estátuas de granito, incentivar o turismo e melhorar a economia local. Também incentivar a indústria de granito local, apesar de a maioria das estátuas terem sido feitas com granito importado da China.

Iniciado em 2008, o projeto até agora tem mais de sessenta estátuas, com alturas que variam de três a quatro metros de altura erguidas na encosta, terreno esse doado pelo município. Cada estátua erguida no lugar é de um santo vinculado com as lendas locais, que por sua vez são uma mistura de cultura cristã celta e galo-romana. Graças à variedade de artistas envolvidos no projeto, cada estátua é única na aparência, e o plano é esculpir 1.000 estátuas ao longo dos próximos 25 anos.

O projeto foi iniciativa do bretão, Philippe Abjean, professor de filosofia antiga e é inteiramente financiado por doações de pessoas e organizações locais. Qualquer pessoa ou empresa pode patrocinar uma estátua, bastando selecionar seu santo preferido e escolher uma localização na encosta, custado 12.000 euros cada estátua. O projeto não recebe subsídio público, mas tem sido reconhecido como sendo de interesse cultural, o que significa que as doações terão um desconto de 60% nos impostos.

Site oficial: www.lavalleedessaints.com

Fontes: 1 2 3

“Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia.” – William Shakespeare

Postagens por esse mundo afora

Visualização: 167 vezes

Deixe seu comentário! Faça nosso trabalho valer a pena!
Clique para adicionar um comentário

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arte

Me chamo Julio Cesar e sou o idealizador do site Magnus Mundi, um espaço para compartilhar informações sobre lugares, eventos, artes e histórias inusitadas pelo mundo afora.

Veja mais em Arte

Fordite, as joias feitas com tinta

Magnus Mundi16 de setembro de 2017

Victor Noir, uma estátua com uma ereção post mortem

Magnus Mundi23 de julho de 2017

Os gigantes esquecidos de Thomas Dambo

Magnus Mundi7 de maio de 2017

Verity, a estátua polêmica da mulher grávida

Magnus Mundi30 de abril de 2017

Pequeno cão marrom, memorial contra o sofrimento dos animais

Magnus Mundi25 de março de 2017

Castanha de oração, um raro objeto de fé

Magnus Mundi16 de fevereiro de 2017

Os incríveis insetos de Alfred Keller

Magnus Mundi12 de fevereiro de 2017

Os menores monumentos do mundo

Magnus Mundi25 de janeiro de 2017

Ecce Homo, a restauração fracassada que salvou uma cidade

Magnus Mundi20 de janeiro de 2017