Lugares

Os grandes buracos azuis

Os “Blue Holes” ou buracos azuis, estão normalmente localizados em regiões costeiras de baixa altitude, que há milhares de anos atrás se encontravam acima do nível do mar. Eles são um escoadouro debaixo d’água formado através da erosão intensa de rochas carbonáticas. Quando o nível do mar aumentou devido à fusão de geleiras, alguns desses buracos ficaram submersas.

Foram criados a partir de intensa atividade no processo de dissolução de rochas solúveis, tais como o calcário, dolomita e gipsita, pelo correr da água da chuva e córregos, gerando assim, essas falhas geológicas, também conhecidos como cavernas verticais ou sumidouros naturais. Essas imensas esferas de cor azul escura, devido a maior absorção solar, e mais profundas do que o resto do oceano, cria um contraste com o azul mais claro das águas rasas ao seu redor e que forma um contorno natural que pode ser facilmente visto a partir da superfície. Essas cavernas verticais são uns verdadeiros paraísos para a vida marinha e muitos mergulhadores aventureiros já perderam suas vidas ao adentrar em locais como estes, sem a devida experiência necessária.

O grande buraco azul de Belize

blue-hole-001
Crédito da Foto

O mais famoso buraco azul está localizado ao largo da costa de Belize, um pequeno país na costa leste da América Central. Encontra-se perto de Lighthouse Reef, um pequeno atol a 70 km do continente. O “Grande Buraco Azul” tem 300 metros de diâmetro e 124 metros de profundidade, e formou-se entre 150.000 e 15.000 anos atrás. É um local popular entre os mergulhadores recreativos.

Crédito da Foto
Crédito da Foto

Dean’s Blue Hole

Crédito da foto
Crédito da foto

O Dean’s Blue Hole fica perto de Clarence Town, em Long Island, Bahamas, e é o mais profundo buraco azul conhecido do mundo. Enquanto a maioria dos buracos azuis e sumidouros chegam a uma profundidade máxima de 110 metros, o Dean’s Blue Hole aprofunda a mais de 200 metros, o que o torna bastante excepcional. Na superfície, o Dean’s Blue Hole é como os outros, com diâmetro variando de 25 a 35 metros, mas depois de descer 20 metros, o buraco alarga consideravelmente a uma caverna com um diâmetro de 100 metros.

Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto

Buraco azul de Dahab

Crédito da foto
Crédito da foto

Este buraco azul está localizado na costa do Mar Vermelho, na península do Sinai, ao norte de Dahab, Egito. É o segundo mais profundo e tem 130 metros de profundidade. Este buraco azul custou a vida de muitos mergulhadores que tentaram encontrar o túnel através dos recifes (conhecido como “O Arco”) que liga o buraco azul com o oceano e que tem cerca de 52 metros de profundidade.

Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto

O buraco azul de Gozo

blue-hole-008
Crédito da foto

Este buraco azul está localizado na costa oeste da ilha de Gozo, no arquipélago de Malta, no Mar Mediterrâneo. É um buraco de 15 metros de profundidade e 10 metros de largura nas rochas do penhasco e ele está ligado ao oceano por um túnel submerso.

Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto

Buraco azul de Watling

Crédito da foto
Crédito da foto

Alguns buracos azuis também ocorrem em terra, tais como o de Watling, localizado na ilha de San Salvador, em Bahamas. Apesar de estar numa região que chove muito, o buraco azul de Watling não tem água doce, indicando que ele deve se conectar ao oceano por um túnel subterrâneo.

Crédito da foto
Crédito da foto

Fonte: 1

Postagens pelo mundo:

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

1 comentário

Clique para deixar um comentário