Esculturas

Os menores monumentos do mundo

Os menores monumentos do mundo

Na cidade russa de Tomsk se localiza um pequeno monumento de um sapo de bronze sentado sobre uma pedra lisa e redonda e é considerado o menor monumento público do mundo. A escultura tem apenas 44 milímetros de altura, e a curiosa atração intitulada “o monumento do sapo viajante” foi instalada em 2013, perto da entrada principal de um hotel da cidade. Seu idealizador, Oleg Kislitsky queria criar um monumento dedicado aos viajantes e decidiu pelo pequeno sapo, por considerar uma representação apropriada, devido a uma famosa história infantil de seu país.

A história do sapo viajante, é um conto infantil muito conhecido na Rússia e escrito pelo autor russo Vsevolod Garshin – um sapo queria voar para o sul, acompanhando os patos que sempre faziam essa viagem no verão. Para fazer tal façanha, o sapo se pendurou em um galho, utilizando sua boca e assim dois patos poderiam leva-la no bico. Com o sapo sendo levado daquela forma, as pessoas no chão ficaram admiradas com a incomum cena e elogiaram os patos pela incrível ideia. O sapo infelizmente não conseguiu ficar de boca fechada e abriu a boca, dizendo: ” A ideia foi minha, a ideia foi minha“. Porém ao fazer isso, caiu para a morte.

Os menores monumentos do mundo

Crédito da foto: ngs.ru

Antes da escultura do sapo fosse inaugurada, a honra de ter o menor monumento do mundo pertencia a uma outra cidade russa – São Petersburgo, cidade conhecida por ter vários monumentos espalhados pela cidade, porém grandes. Tratasse de uma estátua de bronze de um pássaro com onze centímetros de altura, conhecida pelos habitantes locais como Chizhik-Pyzhik. O pequeno pássaro está empoleirado em uma estreita base de pedra, num muro de contenção do rio Fontanka, e foi inspirada numa folclórica canção russa. O pequeno monumento foi confeccionada em 1994, criado pelo artista georgiano Rezo Gabriadze.

Apesar da pequena estátua ter apenas vinte anos, a história da canção é mais longa, e tendo mais de 180 anos. A tradição local diz que qualquer pessoa que atirar uma moeda e ela cair na pequena plataforma onde se encontra o pássaro de metal, sem cair na água, terá sorte e prosperidade. Ironicamente, a própria estátua não é tão afortunada, uma fez que o pequeno pássaro já foi roubado pelo menos, três vezes.

Fora da Rússia, talvez a menor estátua seja Järnpojke ou Menino de Ferro de 15 centímetros de altura, localizada no jardim de uma igreja finlandesa em Estocolmo, na Suécia. A escultura de um menino envolvendo seus joelhos com os braços, foi criada pelo artista sueco Liss Eriksson em 1967 e tem o nome de “o garotinho que olha para a lua“, mas as pessoas simplesmente chamam-na de Järnpojke. O menino de ferro já recebeu todos os tipos de presentes ao longo dos anos, mas na maioria das vezes às pessoas deixam moedas, frutas e outras oferendas na base onde a pequena estátua está posicionada. Às vezes, a estátua é vista usando um boné ou um cachecol em dias mais frios.

Outro pequeno monumento, se localiza em Londres, sendo dois ratos brigando por um pedaço de queijo que está anexado no alto de uma parede de um edifício na esquina da rua Philpot Lane, em Eastcheap. A construção da estátua é de 1862 e a história sobre ela, conta que dois trabalhadores que estavam construindo o edifício tiveram uma discussão, quando um acusou o outro de ter roubado seu almoço. Os dois iniciaram uma briga em cima do andaime, e caíram dele, e ambos morreram tragicamente. Mais tarde, foi descoberto que os ratos eram os culpados do roubo da comida. Os operários deixaram esse pequeno monumento no edifício em honra pela morte dos dois companheiros.

Fonte: 1

“Verba volant, scripta manent” (As palavras voam, os escritos permanecem)

Postagens por esse mundo afora

Visualização: 146 vezes

Deixe seu comentário! Faça nosso trabalho valer a pena!
Clique para adicionar um comentário

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esculturas

Me chamo Julio Cesar, sou de Santa Catarina e idealizador do site Magnus Mundi. Um espaço para quem deseja saber mais sobre lugares curiosos, estranhos ou inóspitos e também histórias, lendas, eventos inusitados pelo mundo afora. Tem uma boa história soube de algo de sua cidade, lugar e que ver aqui, entre em contato pelo formulário.

Veja mais em Esculturas

Colossos de Memnon, as estátuas que cantavam

Magnus Mundi13 de outubro de 2017

Agulhas de Cleópatra, os obeliscos do Egito Antigo

Magnus Mundi20 de agosto de 2017

O busto indestrutível de Pablo Iglesias

Magnus Mundi30 de julho de 2017

Os gigantes esquecidos de Thomas Dambo

Magnus Mundi7 de maio de 2017

Verity, a estátua polêmica da mulher grávida

Magnus Mundi30 de abril de 2017

Castanha de oração, um raro objeto de fé

Magnus Mundi16 de fevereiro de 2017

Os incríveis insetos de Alfred Keller

Magnus Mundi12 de fevereiro de 2017

Gigante de Cardiff, a farsa bíblica

Magnus Mundi29 de janeiro de 2017

Northumberlandia, a senhora do Norte

Magnus Mundi18 de janeiro de 2017