Estátuas

A estátua do jovem Mao-Tsé-Tung

A estátua do jovem Mao-Tsé-Tung

A cidade de Changsha, capital da província de Hunan, na região sudeste da China queria homenagear, Mao Zedong ou Mao-Tsé-Tung com um memorial, mas queriam fazer algo diferente das outras estátuas feitas em homenagens a ele em outros lugares da China. Então decidiram fazer Mao-Tsé-Tung quando jovem e então fizeram uma imponente estátua apenas de sua cabeça.

A estátua fica no Juzizhou Park, na ilha de Juzizhou, no meio do rio Xiangjiang, onde Mao Zedong em 1925, quando tinha 32 anos, escreveu um poema célebre intitulado “Qin Yuan Chun Changsha”. Mao Zedong nasceu em Shaoshan, que fica a 100 quilômetros a sudoeste de Changsha.

Mao-Tsé-Tung (morto em 1976) foi um importante líder comunista chinês, que teve participação direta na criação da República Soviética da China e da República Popular da China, onde foi nomeado presidente em ambas das circunstâncias, ou seja, um ícone máximo para os chineses.

Em 2007 iniciou-se a construção da enorme estátua do rosto de Mao-Tsé-Tung. Diferente de todas as demais homenagens pelo país, esta faz uma referência ao líder ainda jovem, com apenas 32 anos de idade e com os “cabelos ao vento” reproduzidos em granito.

young-mao-01

A obra levou cerca de 2 anos para ser concluída, sendo finalizada em meados de 2009, no entanto, é impressionante como são bem representados os detalhes do rosto de Mao-Tsé-Tung na pedra. Toda a estrutura possui 32 metros de altura, e teve um custo total de aproximadamente US$ 50 milhões de dólares. A estátua de mármore abrange um espaço de 2.300 metros quadrados e foram transportados 8 mil bloco de granito da região de Fujian, a 900 quilomêtros de distância até Changsha.

A estátua gerou polêmica com os moradores locais, primeiramente devido ao seu alto custo, e segundo porque, Mao-Tsé-Tung quando escreveu o poema, descreveu as montanhas de Yeulu, que fica do lado oposto ao da cabeça de Mao.

young-mao-02

young-mao-11

young-mao-04

young-mao-05

young-mao-07
young-mao-08

young-mao-09

young-mao-10

young-mao-11

Fonte: 1

Postagens pelo mundo:

Visualização: 534 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo, informando o que sentiu ao ler este artigo?
  • Fascinado
  • Contente
  • Entediado
  • Indiferente
  • Decepcionado
Clique para adicionar um comentário

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estátuas

Me chamo Julio Cesar, e moro no litoral de Santa Catarina. Sou o idealizador do site Magnus Mundi, que tem como objetivo descrever lugares curiosos, estranhos ou inóspitos, bem como lendas, eventos inusitados pelo mundo afora.

Veja mais em Estátuas

The Kelpies, o monumento aos espíritos da água

Magnus Mundi9 de março de 2018

Cristo Redentor, o símbolo do Brasil

Magnus Mundi12 de janeiro de 2018

Colossos de Memnon, as estátuas que cantavam

Magnus Mundi13 de outubro de 2017

Victor Noir, uma estátua com uma ereção post mortem

Magnus Mundi23 de julho de 2017

Os gigantes esquecidos de Thomas Dambo

Magnus Mundi7 de maio de 2017

Verity, a estátua polêmica da mulher grávida

Magnus Mundi30 de abril de 2017

Pequeno cão marrom, memorial contra o sofrimento dos animais

Magnus Mundi25 de março de 2017

Os menores monumentos do mundo

Magnus Mundi25 de janeiro de 2017

O grande Buda de Leshan

Magnus Mundi30 de dezembro de 2016