Coisas & Cultura

A maior ferrovia em miniatura do mundo

Uma equipe de entusiastas em ferrovias se reuniram para construir o mais divertido projeto de engenharia já visto – construir a mais longa ferrovia em miniatura do mundo. Os trilhos desta pequena, porém longa ferrovia, se estende por 114 quilômetros pelas Terras Altas da Escócia, da cidade de Fort William até a cidade de Inverness.

A incrível empreitada aconteceu em 2017 por um grupo de 56 voluntários entre engenheiros, ferroviários e outros, a maioria já aposentados. A viagem única e exclusiva da locomotiva, foi televisionada e exibida ao longo de uma série de cinco capítulos pela rede de televisão Channel 4.

A maior ferrovia em miniatura do mundo
Crédito da foto

Os trilhos da linha férrea segue por um vale estreito e reto que corre ao longo de uma imensa falha geológica conhecida como Great Glen Fault (GGF), dividindo as Terras Altas da Escócia nas Montanhas Grampian, a sudeste e as Terras Noroeste, a noroeste. Desde os tempos pré históricos, a falha geológica serviu como uma rota natural para as viagens através da região conhecida como Terras Altas.

Por essa mesma falha, seções do moderno Canal da Caledônia aproveita os lagos naturais do caminho e também é percorrida pela estrada A82, que liga a cidade de Inverness a Fort William. Nesse caminho também se encontra o Lago Ness, famoso lago que se acreditava viver uma suposta criatura pré histórica.

A maior ferrovia em miniatura do mundo
Crédito da foto

Em 1903, foi construída uma estrada de ferro através da Great Glean Fault, mas não teve sucesso comercial e a ferrovia foi fechada em 1946. Nos últimos anos, a trilha “Great Glen Way” se tornou muito popular entre ciclistas e caminhantes por causa dos diversos desafios que ela oferece.

Mas isso não assustou os voluntários em construir uma estrada de ferro em miniatura que levaria uma locomotiva a vapor de 30 centímetros de comprimento e pesando três quilos, através de trilhas no mato, canais, rios, campos, estradas, florestas e montanhas.

Por questões de honra, a equipe evitou de usar as pontes existentes no caminho, preferindo fazer as mesmas de madeira para que a pequena locomotiva passasse. Num trecho mais longo, optou-se em transportar a locomotiva por uma balsa improvisada, que num determinado trecho acabou afundando.

A maior ferrovia em miniatura do mundo
Crédito da foto

O grupo de pessoas teve que construir dezenas de pontes em miniatura, viadutos e curvas em espiral para superar os diversos obstáculos que o caminho exigia. A escala da locomotiva é de cerca de 1:43, tão pequena que a viagem de Fort William a Inverness é equivalente a metade da distância da ferrovia Transiberiana.

Uma das colinas que tivemos que subir, em escala, é uma vez e meia a altura do Evereste“, disse Dick Strawbridge, engenheiro britânico e apresentador de televisão que liderou o projeto. Já o líder da equipe de voluntários, Lawrence Robbins disse: “Só porque a coisa é maluca, não significa que é uma má ideia“, quando entrevistado, se isso não era uma ideia maluca.

A maior ferrovia em miniatura do mundo
Crédito da foto

A empresa Sky Vision, encarregada da produção e distribuição do seriado de TV, comentou em seu site se a proeza deveria ser televisionada e se teria expectadores:

“As questões logísticas na construção de um modelo ferroviário em miniatura para quebrar o recorde mundial do mundo real são consideráveis. Tempo ruim, colinas íngremes, rios, canais e tantos outros obstáculo exigiu um bom planejamento, e achar caminho por tudo isso são apenas alguns dos desafios. Mas nossos especialistas estão convencidos de que um verdadeiro exército de 100.000 entusiastas britânicos de trens será mais do que suficiente para fazer esse programa dar resultados.

Enquanto o grupo de voluntários colocam os trilhos e seus trens a vapor em miniatura em movimento e começam a abrir caminho através de algumas das paisagens mais impressionantes da Escócia, nós relataremos as histórias de como a Grã-Bretanha construiu suas grandes linhas de trens, deixará o programa interessante. Tudo que a nossa equipe encontra, tem um paralelo na história em tamanho real na construção de linhas de trens. E em uma escala de 1:43, a tarefa de construir uma passagem de 114 quilômetros de trilhos em miniatura é um desafio maior do que qualquer outra coisa tentada desde a era vitoriana por essa região.”

A maior ferrovia em miniatura do mundo
Crédito da foto

A equipe reutilizava os trilhos, desmanchando os mesmo por onde a locomotiva já havia passado e levava-os para a frente e assim fazendo nova linha. Isso manteve os custos baixos, mas também prolongou a duração da jornada, em doze dias. A locomotiva partiu de Fort William em 23 de junho de 2017.

Viajando a menos de cinco quilômetros por hora, o trem chegou ao Castelo de Inverness em 1 de julho do mesmo ano, onde mais de 150 pessoas esperavam o término da aventura. Um estação ferroviária nos mesmos moldes das existentes na década de 1950 em Inverness e também uma miniatura do castelo foram construídos para a chegada do comboio. Foram meses de planejamento, doze dias de execução, vários descarrilhamentos nos 114 quilômetros do trajeto, mas para o pessoal da equipe de voluntários, valeu cada segundo gastos trabalhando nessa aventura “maluca”.

A maior ferrovia em miniatura do mundo
Crédito da foto
A maior ferrovia em miniatura do mundo
Mapa do trajeto
A maior ferrovia em miniatura do mundo
Crédito da foto
A maior ferrovia em miniatura do mundo
Crédito da foto
A maior ferrovia em miniatura do mundo
Crédito da foto
A maior ferrovia em miniatura do mundo
Crédito da foto
A maior ferrovia em miniatura do mundo
A pequena locomotiva chamada Silver Lady Class | Crédito da foto

Fontes: 1 2

Postagens por esse mundo afora

Leia também:

Gigante de Cardiff, a farsa bíblica

The Model Village, a aldeia em miniatura de Cotswolds

Crash at Crush, a loucura das colisões de trens nos Estados Unidos

(Abre numa nova aba do navegador)(Abre numa nova aba do navegador)

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

1 comentário

Clique para deixar um comentário