Quando planejam a construção de pontes, engenheiros e arquitetos nem sempre fazem uma simples estrutura de concreto e metal, para se cruzar alguma área onde seria difícil ou oneroso fazer de outra forma. Eles aproveitam a oportunidade, e usam de suas criatividades e fazem obras únicas, onde o conceito é mais importante que a praticidade e foi essa a ideia usada por Rafael Viñoly, um arquiteto uruguaio, mas que mora e trabalha em Nova Iorque, onde projetou uma ponte em forma de anel uma lagoa da costa sul do Uruguai.

Laguna Garzon Bridge

A ponte circular de Laguna Garzon, é uma estrutura de concreto armado de duas pontes semicirculares, que ao juntarem-se em ambas as extremidades, criam um anel, e foi construída para substituir uma balsa que fazia o cruzamento entre duas cidades da região, Rocha e Maldonado. No design circular incomum da ponte, o arquiteto tem uma explicação perfeitamente lógico e funcional: o design curvo vai obrigar os motoristas a diminuir a velocidade de seus carros ao mesmo tempo, eles terão uma oportunidade para desfrutar das vistas panorâmicas da paisagem circundante. A ponte também conta com passagens de pedestres por todo o trajeto.

Laguna Garzon Bridge

Antes da ponte ser construída, a travessia com a balsa permitia apenas a passagem de dois carros por vez e só funcionava em determinadas horas do dia, e durante dias de vento ou tempestade permanecia fechada. A falta de um acesso melhor, manteve a região de Rocha estagnada, sem novos investimentos por muitos anos, enquando a cidade vizinha de Maldonado estava em franco desenvolvimento. A nova ponte vai permitir que cerca de 1.000 veículos possam atravessar a lagoa por dia, e é esperado que ajude a impulsionar o desenvolvimento da costa de Rocha. A ponte levou doze meses para ser construída e foi inaugurada no final de 2015 e custou cerca de 10 milhões de dólares. Uma ponte com um conceito assim, acabou se mostrando polêmica, provocando protestos de grupos ambientalistas.

Laguna Garzon Bridge

Laguna Garzon Bridge

Laguna Garzon Bridge

Fonte: 1

Postagens por esse mundo afora

Visualização: 1377 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo! O que achou do artigo??
  • Ótimo
  • Bom
  • Indiferente
  • Poderia ser melhor
Ajude a melhorar o conteúdo do site. Deixe um comentário

Sobre o Autor

Curioso desde sempre, queria um lugar para guardar às curiosidades de lugares e histórias inusitadas que lia em livros ou pela internet e assim nasceu o site Magnus Mundi em 2015. Me chamo Julio Cesar, sou natural de Blumenau e morador de Porto Belo, litoral de Santa Catarina.

Você pode gostar de ver isso

Faça um comentário

Seu email não será publicado