Ícone do site Magnus Mundi

As estações de metrô mais profundas do mundo

As estações de metrô nas grandes cidades, geralmente se localizam a poucos metros abaixo da superfície. Mas às vezes a geologia e a geografia da região, com a presença de rios, lagos e pântanos obrigam os engenheiros a construí-las mais fundo. É o caso da estação Arsenalna da linha Sviatoshynsko-Brovarska, do metro de Kiev na Ucrânia. A estação Arsenalna está localizada a 105, 5 metros abaixo da superfície, tornando-a, a estação mais profunda do mundo.

Para embarcar em um trem de metro nesta estação, os passageiros têm que pegar duas aparentemente intermináveis escadas rolantes, e demoram cerca de cinco minutos para fazer todo o trajeto até o fundo e causando em algumas pessoas a sensações de vertigem. A arquitetura, formada por imponentes torres não diminui a sensação. Pelo contrário, aumenta, já que elas lembram os passageiros das toneladas de terra e água acima de suas cabeças.

Arsenalna, estação de metrô de Kiev | AsDur / Flickr

A profundidade incomum  de Arsenalna é atribuída à geografia de Kiev. A entrada da estação encontra-se no alto de um vale íngreme ao lado do rio de Dnieper. A estação adjacente Dnipro, fica logo acima do nível do solo perto da margem do rio. A linha que vai até Arsenalna mergulha na terra sob os bancos de areia elevados do rio Dnieper.

A fim de evitar uma descida íngreme, a estação Arsenalna teve de ser construída no mesmo nível que exigia que a entrada da estação estivesse no topo das margens, a mais de cem metros acima. A estação de metrô Arsenalna abriu em 1960 e foi nomeada em homenagem ao Kiev Arsenal Factory, fundado no século 18, como uma instalação para a produção de armas e munição ao exercito russo.

Arsenalna, estação de metrô de Kiev | Crédito da foto

A segunda estação de metro mais profunda do mundo está localizado no metrô de São Petersburgo, que é um dos sistemas de metro mais profundos do mundo, sendo Admiralteyskaya, a estação mais profunda do sistema, localizado a 86 metros abaixo do solo. O Metrô de São Petersburgo, incluindo Admiralteyskaya tem algumas das escadas rolantes mais longas do mundo, com mais de 130 metros de comprimento.

A construção do metrô da Linha 5 que passa pelo local da estação começou em 1987, mas somente em 1997 os trens começaram a circular. As plataformas da estação ficaram abandonadas por vários anos, pois não se encontrava um local aceitável para a saída no nível do solo, nas ruas densamente povoadas de São Petersburgo. Em 2007, o trabalho recomeçou, com a demolição de um edifício de apartamentos para dar lugar à saída da estação, com o trabalho concluído em 2011.

Estação Arsenalna – Kiev | MrEdPhoto / F4 / Flickr

O Park Pobedy (Parque da Vitória), localizado no metrô de Moscou, fica a 84 metros de profundidade, garantindo a terceira posição na lista das estações mais profundas do mundo. O Metrô de Moscou é também o mais profunda da Rússia, com uma profundidade máxima de 97 metros.

Outro concorrente ao título do sistema de metrô mais profundo do mundo é a estação Pyongyang, na capital da Coreia do Norte, com trilhos que ficam a mais de 110 metros de profundidade. Os usuários vão até a Estação Puhŭng – uma das duas únicas que os estrangeiros podem usar – em escadas rolantes ouvindo “hinos revolucionários em alto volume”, e o trajeto leva cerca de quatro minutos.

Tais estações de metrô profundas, são usadas também com abrigo de bombas em época de guerra, com portas anti explosões. As estações são tão profundas que a temperatura da plataforma permanece constante em 18ºC durante o todo o ano.

Escadas rolantes da estação de Arsenalna/Kiev | Crédito da foto

Outras estações profundas dignas de notas são:

Escada rolante na estação de metrô Admiralteyskaya. | Crédito da foto
Estação de metrô Admiralteyskaya | Crédito da foto
Park Pobedy/Moscou | Crédito da foto
Park Pobedy/Moscou | Crédito da foto
Murais com temas nacionalistas decoram as paredes em estações de Pyongyang – Coreia do Norte | Crédito da foto
Metrô de Pyongyang – Coreia do Norte | Crédito da foto
Metrô de Pyongyang – Coreia do Norte | Crédito da foto
Park Pobedy/Moscou | Crédito da foto
Metrô de Pyongyang – Coreia do Norte | Crédito da foto
Metrô de Pyongyang – Coreia do Norte | Crédito da foto
Metrô de Pyongyang – Coreia do Norte | Crédito da foto
Metrô de Pyongyang – Coreia do Norte | Crédito da foto

Artigo publicado originalmente em março de 2017

Fontes: 1

Leia também:

Deep Dive Dubai, a piscina mais profunda do mundo

Central Park, o jardim da capital do mundo

O Polo Sul da Inacessibilidade

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Sair da versão mobile