Ícone do site Magnus Mundi

As incríveis máquinas da ilha de Nantes

Les Machines de l’Île de Nantes (As Máquinas da Ilha de Nantes), é um parque temático, nas margens do rio Loire, na cidade de Nantes, na França, e é o resultado da união dos trabalhos e invenções de Leonardo da Vinci, com as obras de Júlio Verne, sendo projetadas e adaptadas ao nosso mundo atual por François Delarozière e Pierre Orefice, pertencentes à companhia “La Machine”, encarregada de dar forma e vidas às criaturas mecânicas que podem ser vistas no parque. As instalações e oficinas ocupam o lugar dos antigos estaleiros da cidade, sem uso desde a década de 1980.

Às máquinas existentes no parque foram inspiradas nos desenhos de Leonardo da Vinci e de Júlio Verne, mas adaptadas à cultura “steampunk”, sendo o parque concebido como um grande laboratório e oficina, onde os visitantes podem contemplar e até mesmo experimentar às mais de 35 máquinas do parque. A medida que os visitantes apreciam os laboratórios onde essas máquinas foram criadas, também podem ouvir as histórias contadas pelos seus criadores, ao mesmo tempo que podem vê-las em movimento, inclusive comandá-las.

Entre as máquinas, algumas são destaques, como o “Elefante dos Sonhos”, um elefante mecânico de 12 metros de altura e pesando 40 toneladas, feito de madeira e metal, capaz de se mover e transportar até 50 pessoas em suas costas por passeios de 45 minutos ao redor do parque. O elefante se move sobre rodas, movimentando as pernas, bem como mexendo a cabeça, emitindo sons e espirrando água pela trompa. Em seu interior, os passageiros podem ver as engrenagens que movimentam as pernas do animal. O elefante é réplica do The Sultan’s Elephant, um espetáculo de rua, que acontecia em Londres, em 2006.

Já o “Carrossel do Mundo Marinho” tem quase 25 metros de altura e 22 metros de diâmetro, e possui 35 criaturas em três níveis, sendo o inferior dedicado às profundezas abismais e às suas criaturas, já o nível médio, é sobre o mundo submarino e no superior, trata-se da superfície do mar, onde podem ser vistos, barcos enfrentando tempestades, navios sendo atacados por monstros e cavalos marinhos.

A “Árvore de Heron” é uma estrutura de aço de 45 metros de diâmetro e 28 metros de altura, com duas garças mecânicas no topo, e os visitantes podem subir na parte de trás dos pássaros e “voar” sobre os jardins suspensos da árvore. O parque não está 100% concluído e estimasse que fique pronto no ano de 2019.

Confira mais imagens das máquinas da ilha de Nantes

Fontes: 1 2

“Tudo o que o homem não conhece não existe para ele. Por isso, o mundo tem para cada um o tamanho que abrange o seu conhecimento”. – Carlos Bernardo González Pecotche

Postagens por esse mundo afora

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Sair da versão mobile