Ilhas

Baljenac, a ilha que se parece com uma imensa impressão digital

Baljenac, a ilha que se parece com uma imensa impressão digital

Baljenac, uma pequena ilha do Mar Adriático, ao largo costa da Croácia tem tido muita atenção nos últimos tempos. Localizada no arquipélago de Sibenik com cerca de 78 ilhas, na costa de Dalmácia, está pequena ilha de 0,14 quilômetros quadrados está completamente tomada por muros de pedra, conhecidos como dry stone ou drystack, que nada mais é um método de construção a partir de pedras em argamassa para uni-las, sendo empilhadas e ajustadas umas as outras. A ilha quando vista de cima, parece uma imensa impressão digital, com longas linhas de muros baixos, que se assemelham a sulcos da pele que formam a digital em nossos dedos.

Como muitos países da Europa Ocidental, como a Irlanda, Inglaterra e Escócia, grande parte dos campos e da costa da Croácia, se pode observar esses muros de pedras. Essas construções remontam a séculos e foram usadas historicamente para marcar fronteiras entre terras agrícolas adjacentes. Os muros são construídos sem argamassa para manter as pedras juntas. Os construtores selecionam cuidadosamente as pedras e as empilham juntas como peças de um quebra cabeças.

Os litorais da Croácia são caracterizados pela topografia carstica (karst), um tipo de relevo geológico formado pela corrosão das rochas. Para cultivar ou criar pastagens nesse terreno rochoso, os fazendeiros recolhem as rochas espalhadas pelo solo e em seguida, as utilizam para construir em torno de suas propriedades, que em alguns casos pode-se estender por quilômetros.

Em Baljenac, um ilha de apenas meio quilômetro, os muros se estendem por 23 quilômetros, se forem colocados um ao lado do outro. A maioria dos agricultores da ilha de Baljenac tem residência na ilha vizinha de Kaprije, e foram muito ativos como agricultores em suas plantações em Baljenac até um século atrás.

Os homens costumavam trazer as mulheres em barcos a remo para trabalharem nas plantações e depois iam pescar e a noitinha, buscavam suas mulheres e iam para a ilha de Kaprije. Agora os tempos são outros, e a nova geração não demonstram nenhum interesse em trabalhar em Baljenac, onde a área está sendo tomada lentamente por mato e pinheiros. O governo croata tem feito pressão a UNESCO para incluir a ilha e seus muros de pedras na lista de Patrimônios da Humanidade.

Além de definir fronteiras agrícolas, os muros também servem para proteger os cultivos dos fortes ventos frios conhecidos como “bura”, nas áreas ao longo da costa.  Em Pag, uma ilha com o maior litoral do Mar Adriático, os fazendeiros construíram longas muradas separando as pastagens, cujo comprimento se for colocado um ao lado do outro, dá mais de mil quilômetros.

Baljenac, a ilha que se parece com uma imensa impressão digital

Crédito da foto: desconhecido

Fontes: 1 2 3

“Verba volant, scripta manent” (As palavras voam, os escritos permanecem)

Postagens por esse mundo afora

Visualização: 770 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo, informando o que sentiu ao ler este artigo?
  • Fascinado
  • Contente
  • Entediado
  • Indiferente
  • Decepcionado
Clique para adicionar um comentário

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ilhas

Me chamo Julio Cesar, e moro no litoral de Santa Catarina. Sou o idealizador do site Magnus Mundi, que tem como objetivo descrever lugares curiosos, estranhos ou inóspitos, bem como lendas, eventos inusitados pelo mundo afora.

Veja mais em Ilhas

Skull Rock, a ilha da caveira da Austrália

Magnus Mundi1 de julho de 2018

Pitcairn, a ilha perdida dos amotinados

Magnus Mundi25 de junho de 2018

Ko Panyi, aldeia flutuante da Tailândia

Magnus Mundi26 de maio de 2018

Santa Cruz del Islote, a ilha que mora gente demais

Magnus Mundi20 de abril de 2018

Vrontados, a cidade da guerra de foguetes

Magnus Mundi13 de abril de 2018

Nosy Mangabe, a ilha das pedras postais

Magnus Mundi4 de abril de 2018

Lítla Dímun, a ilha coberta de nuvens

Magnus Mundi25 de março de 2018

Ilhas Trobriand, as ilhas do amor do Oceano Pacífico

Magnus Mundi20 de março de 2018

Seaweed House, as casas de algas da Ilha de Læsø

Magnus Mundi10 de fevereiro de 2018