Ícone do site Magnus Mundi

Berati, a cidade das mil janelas

A cidade de Berati, no centro sul da Albânia, capital do condado, distrito de Gorica é conhecida por sua arquitetura histórica e de beleza cênica e desde 2008 está listada como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Há registro de que os primeiros habitantes se fixaram em Berati no século 6 a.C., e durante o século 18, foi uma das cidades mais importantes da era otomana, sendo um importante centro produtor de artesanato, especializado em esculturas de madeira. Tem uma população de 60.031 habitantes (2011) e atualmente é uma das cidades otomanas mais bem preservadas dos Bálcãs, com suas ruas estreitas, casas turcas e igrejas ortodoxas.

Crédito da foto

O que torna Berati diferente são as suas antigas casas, com muitas janelas numa mesma casa, com vista para a cidade e para o rio Osum, na encosta da colina, sobre a qual em seu topo se localiza um castelo do século 13. Essas casas foram construídas no final do século 18 e início do 19, sendo construídas geralmente com dois andares.

O tipo de construção é tradicional da região, com o andar térreo feito de pedra e o piso superior proeminente pintado de branco, com o telhado coberto com telhas de cerâmica em tom vermelho. Tendo elas grandes janelas de madeira, que devido a inclinação da colina, se parecem visto de baixo, uma empilhada sobre as outras. Por essa característica, os albaneses apelidaram a cidade de “uma janela sobre a outra” ou “cidade das mil janelas“.

Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Entrada da cidadela de Berati, com a igreja bizantina Santíssima Trindade, do século 13 | Crédito da foto

Fontes: 1 2

“Tudo o que o homem não conhece não existe para ele. Por isso, o mundo tem para cada um o tamanho que abrange o seu conhecimento”. – Carlos Bernardo González Pecotche

Postagens por esse mundo afora

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Sair da versão mobile