Buenos Aires, Brasil

Postado por

Ao citarmos Buenos Aires, nos vem a mente a belíssima capital da Argentina, berço do tango e a segunda maior metrópole da América do Sul, que só perde em tamanho e população para São Paulo, mas pouco sabem que um pequeno povoado no estado de Pernambuco também tem esse nome.

buenos-aires-pernambuco_001Cidade com 13 mil habitantes, a Buenos Aires brasileira fica a 75 quilômetros de Recife e foi fundada em 1842, pela região estar localizada na Zona da Mata Seca e ser propícias ao plantio de cana-de-açúcar e que ainda tem grande importância na economia do município, com engenhos de açúcar e aguardente.

A localidade anteriormente chamada de Jacu, passou a ser chamada de Buenos Aires a partir de 1928, quando alcançou o status de vila. Muito mais tarde, em 1963, o município se emancipa de Nazaré da Mata. Já a escolha do nome, se deve ao fato de um padre local dizer que o lugar tinha “bons ares“.

Dotada de amplos canaviais, construções coloniais de antigos engenhos e capelas por toda a sua extensão, o vilarejo chama a atenção por seu comércio voltado para o artesanato, seu turismo rural e, acima de tudo, por sua paisagem constituída de mata atlântica em altas serras de tirar o fôlego. Através de sua simplicidade de cidade pequena e de seu nome, a Buenos Aires brasileira merece o devido destaque não apenas por suas similaridades e diferenças com sua homônima argentina, mas por suas características que a tornam única e adorável.

Buenos Aires, Brasil

Prédio da Prefeitura Municipal

Apesar de serem poucas as semelhanças com a grande metrópole argentina, o principal time de futebol desse povoado é chamado de Boca Juniors – mesmo nome do clube de futebol argentino conhecido por suas conquistas e considerado como uma das maiores equipes do esporte em todo o mundo – e seu rival é o River Plate da Paraíba, mas na cidade também tem o Peñarol Futebol Clube. Mas não se engane, embora brasileiro, é possível encontrar no município uma torcida organizada da Seleção Argentina, mais uma homenagem à sua ‘hermana’.

Buenos Aires, Brasil

Buenos Aires, Brasil

Buenos Aires, Brasil

Apesar de serem brasileiros, muitos habitantes de Buenos Aires torcem para a seleção argentina

Buenos Aires, Brasil

O bode é o mascote do Boca Juniors de Pernambuco | Crédito da foto: Katherine Coutinho / G1

Buenos Aires, Brasil

Buenos Aires, Brasil

Buenos Aires, Brasil

Buenos Aires, Brasil

Buenos Aires, Brasil

Boca Juniors e River Plate de Pernambuco antes de partida em Buenos Aires | Crédito da foto: José Paulo Araújo / Acervo pessoal

Fontes: 1 2

“Verba volant, scripta manent” (As palavras voam, os escritos permanecem)

Postagens por esse mundo afora

 

Visualização: 247 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo! O que achou do artigo??
  • Ótimo
  • Bom
  • Indiferente
  • Poderia ser melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up