Ícone do site Magnus Mundi

Castanha de oração, um raro objeto de fé

Rosary beat, prayer nut ou paternoster são os nomes em inglês da castanha de oração, uma pequena escultura feita em madeira buxus (boxwood) e minuciosamente detalhada, que era usado no século 16, como um objeto de devoção pessoal. Esses pequenos objetos esféricos quando abertos continham esculturas detalhadas que se abriam para os lados de eventos bíblicos e quando fechadas se assemelham a uma castanha, daí o seu nome. Pelo lado externo, as peças eram esculpidas com desenhos góticos comumente encontrados nas igrejas naquele tempo.

Esses tipos de objetos delicados e complexos eram caros e somente membros da nobreza e ricos comerciantes do norte da Europa poderiam ter tais objetos. Uma castanha de oração era tanto um símbolo de status quanto um sinal de fé, e só pessoas como muito dinheiro na época poderiam tê-las. As pessoas usavam as castanhas penduradas no pescoço ou na cintura e as usavam como um rosário.

Na Alemanha, após a Reforma Protestante, elas caíram em desuso pelos protestantes, mas manteve-se muito popular entre os católicos. A confecção dessas pequenas peças, tanto em baixo relevo e alto relevo, atesta a grande habilidade do artesão, que provavelmente teve que trabalhar usando um lupa. A maioria foram produzidas na Bélgica, França e Holanda e as castanhas quando fechadas tem em torno de seis centímetros de diâmetros e algumas quando abertas podiam chegar a treze centímetros de comprimento e pesava apenas 60 gramas. Depois de pronta, fragrâncias aromáticas eram inseridas na madeira com a intenção de melhorar a experiência emocional do usuário.

Em 2012, uma castanha de oração confeccionada na Holanda entre 1500 a 1530, foi analisada por radiologia pelo Royal Ontario Museum no Canadá e os pesquisadores constataram que o artista teve que fazer um bom planejamento antes de completar sua obra. O raio-X mostraram que o artista habilmente esculpiu quatro peças separadas para cada metade do objeto. Quando ele remontou as peças, escondeu as juntas tão bem que só é possível ser observadas através de raio-X ou microscópio.

Coroação da Virgem, cena de fundo de uma metade da castanha de oração. Composta de quatro peças, e minuciosamente montada que as juntas só é possível ser observadas por raio-X ou microscópio
Sasha Suda, Lisa Ellis e Heidi Sodol, pesquisadoras do Royal Ontario Museum no Canadá, analisando as imagens obtidas da peça através do raio-X

Mesmo pequenas, as delicadas castanhas de oração são raras e valorizadas como obras primas e muito disputados em leilões, custando milhares de dólares um exemplar. Em 2012, uma castanha de oração foi leiloada pela Sotherby’s e chegou a ser adquirida por 205.000 mil dólares. Muitos exemplares se encontram no Museu Britânico em Londres, no Rijksmuseum em Amsterdã e no Museu Kunsthistorisches em Viena.

A palavra Rosário significa ‘Coroa de Rosas’. É uma antiga devoção católica que a Virgem Maria revelou que cada vez que se reza uma Ave Maria lhe é entregue uma rosa e por cada Rosário completo lhe é entregue uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, sendo assim o Rosário de todas as devoções é, portanto, tido como sendo a mais importante. Um rosário fornece um método físico de acompanhar o número de orações e é usado em muitas religiões para esse fim e também para a meditação e até mesmo para aliviar o estresse.

Fontes: 1 2 3 4

Texto publicado inicialmente em 01 de maio de 2015

“Verba volant, scripta manent” (As palavras voam, os escritos permanecem)

Postagens por esse mundo afora

Avalie este artigo!
[Total: 1 Média: 5]
Sair da versão mobile