Ícone do site Magnus Mundi

Chihuly Garden and Glass, o fantástico mundo do vidro

Patrons look at glass art work by Dale Chihuly at an exhibit at the Museum of Fine Arts in Montreal, Wednesday, July 3, 2013. It's the first major Canadian museum show by landmark American artist Dale Chihuly, who has brought his unique glass creations to the downtown Montreal location until Oct. 20. THE CANADIAN PRESS/Ryan Remiorz

Chihuly Garden and Glass, é um museu de 15.000 m2 inaugurado em 2012, construído especialmente para abrigar as obras do renomado artista Dale Chihuly, sendo a maior e mais expressiva coleção de objetos de vidro do artista, concentrados num único lugar, e foi construído literalmente aos pés da torre Space Needle, o famoso cartão postal de Seattle, nos Estados Unidos. No lugar, também funciona um cinema, livraria, auditório e um café, onde no teto, tem dezenas de acordeões pendurados, que faziam parte da coleção particular do artista.

Nativo do estado de Washington, Dale Chihuly é considerado um dos mestres da milenar arte da moldagem de vidro com fogo e ar. Em seus quase 30 anos de carreira, o artista influenciou de maneira decisiva o “Glass Blowing” como forma de expressão artística nos EUA e no mundo. Com obras espalhadas por mais de 230 museus e jardins botânicos mundo afora, as mais de 100 exposições que o artista já realizou, atraíram juntas um público de mais de 12 milhões de espectadores.

No Chihuly Garden and Glass, o artista nos leva a explorar sua obra muito além da apresentação tradicional dentro de uma galeria de arte. Ela pode ser encontrada basicamente em três diferentes contextos. No Exhibition Hall encontramos oito ambientes. Onde além de um resumo de toda sua carreira, podemos observar um pouco da evolução da obra de Chihuly ao longo dos anos. Os ambientes na parte indoor do museu são: Glass Forest, Northwest Room, Sealife Room, Persian Ceiling, Mille Fiori, Ikebana and Float Boat, Chandeliers e Macchia Forest. Além das obras dentro das 8 galerias, diversas obras dispostas no jardim e dentro de um conservatório especialmente construído para abrigar uma montagem inédita com cerca de 1.400 Persian Glasses que vistas de dentro da “estufa” emolduram a Space Needle.

Já do lado de fora da estufa, fica o The Garden of Glass, um jardim que misturado com o verde, pode ser encontrado vários objetos de vidro espalhados pela área, e com quatro grandes esculturas. Entre elas uma réplica em menor tamanho da Lime Green Icicle cuja original se encontra na cidade de Boston, um enorme sol de vidro (Seatlle Sun) com cerca de cinco metros de diâmetro e outras instalações. Outra coisa que é o máximo é a quantidade de peças que fazem o conjunto da mostra. Afinal de contas o artista continua fiel a sua filosofia: “When one is good, a dozen is better”.

Dale Chihuly

Site: www.chihulygardenandglass.com

Fontes: 1 2

“Verba volant, scripta manent” (As palavras voam, os escritos permanecem)

Postagens por esse mundo afora

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Sair da versão mobile