Ícone do site Magnus Mundi

Ciclovia que brilha no escuro, inspirada na obra de Van Gogh

O artista e designer holandês Daan Roosegaarde é o responsável por este projeto urbano que pretende iluminar ruas, estradas e ciclovias utilizando uma pintura especial reflexiva. Ainda que possa parecer uma instalação artística, estas brilhantes instalações pertencem a um projeto urbano muito interessante desenvolvido nos Países Baixos que poderia chegar muito cedo a outros países.

No caso das fotos e vídeo que ilustram este artigo, se trata da primeira ciclovia que brilha no escuro, inaugurada em novembro de 2014 em Neuen, na Holanda. O projeto fez parte das celebrações do 125º aniversário da morte do mestre do pós-impressionismo Vincent Van Gogh e foi inspirado em uma das suas obras, Noite Estrelada. A faixa para ciclistas passa pela província de Brabante do Norte, onde o artista nasceu, em 1853.

A ciclovia que brilha também fez parte de uma iniciativa do governo holandês que pretende aumentar ainda mais o uso de bicicletas em jornadas de trabalho. A meta é que o uso cresça mais 20% nos próximos 20 anos. Daan Roosegaarde é bem conhecido por trabalhos que preservam a iluminação no escuro. Ele disse que se inspirou naquelas estrelinhas de plástico fosforescentes que são utilizadas para decorar tetos de quartos de crianças. A pintura especial é carregada por painéis solares durante o dia, para depois brilhar intensamente pela noite.

Fonte: 1

“Verba volant, scripta manent” (As palavras voam, os escritos permanecem)

Postagens por esse mundo afora

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Sair da versão mobile