Conch Island (Ilha de Conchas) não é tecnicamente uma ilha, mas um monte de conchas-rainha (Strombus gigas) descartadas por pescadores no mesmo lugar ao longo de centenas de anos.

Localizada a leste de Anegada, a segunda maior das Ilhas Virgens Britânicas, no Caribe, Conch Island é uma das atrações turísticas da região e um testemunho da popularidade da carne de concha nesta parte do mundo.

Durante séculos, os pescadores locais mergulharam nas águas rasas deste lado de Anegada em busca desses lentos caracóis marinhos comestíveis e muitos deles jogaram suas grandes conchas no mesmo local. A montanha de conchas cor-de-rosa e laranja que é Conch Island é o resultado de sua perseverança. Atualmente se acredita que a ilha tenha 3,6 metros de altura em seu ponto mais alto.

As conchas são colhidas tanto por sua carne, que é um alimento básico da culinária caribenha, quanto por suas conchas de aparência deslumbrante, vendidas como lembranças e joias.

Isso faz você pensar por que os vendedores locais de souvenirs não usam apenas as conchas da tal ilha, em vez de comprá-las de pescadores. Aparentemente, embora esses milhões de conchas sejam uma visão impressionante à distância, mas elas não são tão perfeitas de perto.

A maioria delas está quebrada ou cheia de cracas! Assim que os pescadores extraem os moluscos do fundo do mar, param na ilha e retiram sua carne, fazendo um buraco pelo “nariz” da concha.

Isso é feito para alcançar e soltar o músculo do caracol (com uma chave de fenda ou faca) e, em seguida, puxá-lo para fora. Esse método, deixam as conchas estragadas e difíceis de serem comercializadas.

Os cientistas pesquisaram algumas conchas retiradas do fundo na ilha e, usando datação por radiocarbono puderam determinar que datavam de centenas de anos, desde 1245 d.C. “Esses cemitérios de conchas apoiam o fato de que o povo indígena Arawak viveu em Anegada há milhares de anos“, dizem os especialistas.

Os pescadores de concha dos dias modernos têm contribuído fortemente para o surgimento da Ilha da Concha nos últimos 200 anos, mas embora isso a tenha tornado muito mais atraente como atração turística, também colocou os caramujos na lista de espécies ameaçadas de extinção.

A concha-rainha é muito capturada por todo o Caribe, deixando-as na lista de espécies ameaçadas de extinção. Estes caracóis marinhos comestíveis se movem lentamente, reproduzem-se tarde na vida e tendem a se agregar em águas rasas para desovar, sendo facilmente capturadas.

A Conch Island não é exatamente a maior ilha artificial do mundo, mas é grande o suficiente para ser visível no Google Earth. Conch Island não é o único tom rosa que você encontrará na costa de Anegada. A ilha também é conhecida por seu bando de flamingos rosa Barbie.

Conch Island, uma ilha sendo construída com conchas

Imagem do Google Earth

Conch Island, uma ilha sendo construída com conchas

A carne da concha | Crédito da foto

Conch Island, uma ilha sendo construída com conchas

Concha-rainha (Strombus gigas) | Crédito da foto

Conch Island, uma ilha sendo construída com conchas

A concha em seu habitat natural| Crédito da foto

Fontes: 1 2 3

Postagens por esse mundo afora

Visualização: 58 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo! O que achou do artigo??
  • Ótimo
  • Bom
  • Indiferente
  • Poderia ser melhor
Ajude a melhorar o conteúdo do site. Deixe um comentário

Faça um comentário

Seu email não será publicado