Ícone do site Magnus Mundi

Construção futurista: Ponte de aço 3D na Holanda

https://www.magnusmundi.com/wp-content/uploads/2024/03/Construcao-futurista_-Ponte-de-aco-3D-na-Holanda.mp3
Ouça esse artigo!

Em julho de 2021, Amsterdã ganhou um novo ponto de destaque: uma ponte de aço com 12 metros de comprimento, mas com um diferencial incrível. Diferentemente das pontes tradicionais, esta não foi moldada em uma fornalha – ela foi impressa em 3D.

Esta ponte inovadora foi fabricada com hastes de aço inoxidável, unidas por braços robóticos na oficina da empresa de tecnologia holandesa MX3D, em colaboração com a empresa de engenharia Arup, e projetada pelo estúdio holandês Joris Laarman Lab.

Com um peso de 4,9 toneladas, a estrutura levou seis meses para ser impressa em 3D por robôs antes de ser instalada sobre o Oudezijds Achterburgwal, um dos canais mais antigos da cidade, no bairro de De Wallen – mais conhecido como ‘Bairro da Luz Vermelha’ em Amsterdã, na Holanda.

Além de servir como uma rota vital para atravessar o canal, a ponte também é um verdadeiro laboratório em ação. Equipada com sensores ocultos, ela coleta dados em tempo real sobre seu desempenho. Cada passo, corrida ou pedalada sobre a ponte gera dados, que serão analisados pelos pesquisadores do Imperial College London para monitorar a estrutura e sua saúde. Os sensores medem tensão, deslocamento, vibração, qualidade do ar e temperatura.

Esses dados serão usados para criar um modelo digital da ponte – uma versão computadorizada que simula a ponte física – para prever seu comportamento à medida que é utilizada. Isso permitirá que as necessidades de manutenção sejam identificadas precocemente e também auxiliará os engenheiros a entenderem como o aço impresso em 3D pode ser aplicado em projetos de construção maiores e mais complexos.

Fonte: 1

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Sair da versão mobile