Animais & Natureza

Coroa tímida, um estranho fenômeno natural

Crédito da foto

Crown Shyness ou coroa tímida, é um fenômeno natural que pode ser observado olhando do solo as copas e folhagens de algumas árvores da espécie Dryobalanops aromatica, pertencente à família Dipterocarpaceae, que mostram um bordado verde com uma característica muito especial: as copas das árvores vizinhas e da mesma altura não se tocam, criando um espaço bem definido entre um eixo e o outro. Este fenômeno também é conhecido por canopy disengagement, canopy shyness ou intercrown spacing, e é mais prevalente entre as árvores da mesma espécie, mas também ocorre entre árvores de diferentes espécies e só podem ser observados em alguns lugares da Terra.

Crédito da foto
Crédito da foto

Tal fenômeno é relatado em literatura científica desde 1920, mas o porque disto ocorrer não é totalmente compreendido. Uma teoria sugere que esse espaço vazio em torno das copas das árvores pode ser causado pela colisão e quebras de galhos e ramos durante tempestades e ventos fortes. Um estudo mostrou que se as árvores são impedidas de balançarem e se colidirem com o vento, elas gradativamente preenchem o espaço vazio entre suas copas.

Os pesquisadores também descobriram que o fenômeno coroa tímida não ocorre quando as árvores são jovens e baixas, desenvolvendo mais tarde, quando crescem em altura e são capazes de balançarem ao vento. Árvores com troncos finos têm copas pequenas por causa de sua menor capacidade de resistir a deflexão no vento. Eles, portanto, são influenciadas pela energia eólica e são mais propensas a colidir com as outras. Um pesquisador da Malásia que estudou a Dryobalanops aromatica, no entanto, não encontrou evidências de escoriações devido ao contato entre as árvores. Ele sugeriu que as pontas em crescimento foram sensíveis a níveis de luz e parou de crescer quando se aproximam das folhagens adjacentes. Alguns pesquisadores sugerem que as árvores apresentam esse fenômeno para evitar que as larvas de insetos que se alimentam de folhas se espalhem entre as árvores. Um dos poucos lugares onde se pode ver o fenômeno coroa tímida é o Instituto de Pesquisa Florestal da Malásia, em Kuala Lumpur. Todas as fotos que acompanham este artigo foram tiradas lá.

Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto

Fontes: 1 2

Postagens pelo mundo:

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

Adicionar comentário

Clique para deixar um comentário