No passado, quando a cidade de São Francisco nos Estados Unidos estava se destacando como uma importante cidade na costa oeste do país, Nob Hill, era apenas mais um bairro em desenvolvimento na cidade. Um jovem imigrante alemão chamado Nicholas Yung construiu uma modesta casa de três andares para sua família num terreno no cume da colina conhecida como Califórnia Hill.

Longe da agitação do centro da cidade, invadida por garimpeiros de ouro que vinham para o oeste atrás de fortuna, a subida íngreme da colina proporcionou ao agente funerário e sua esposa Rosina, uma existência pacífica e isolada, longe do barulho, da pobreza e do crime de São Francisco e, com uma vista deslumbrante da baía a leste e da ponte Golden Gate ao norte.

Sua adorável casa em estilo chalé e seu jardim edílico eram inundados com a luz do sol e o ar fresco da baía de São Francisco. Na época praticamente era a única casa das cercanias.

Spite Fence de Crocker, a cerca da discórdia de São Francisco

Com 1,80 metros de altura e 130 quilos, Charles Crocker era uma figura imponente

A tranquilidade de Yung e de sua esposa foram interrompidos com a chegada dos bondes da Califórnia Street Cable Railroad em 1878, fundada por Leland Stanford, o presidente da Central Pacific Railroad (primeira ferrovia transcontinental dos Estados Unidos) e futuro fundador da Universidade de Stanford.

Imediatamente, Stanford e seus associados, Collis Potter Huntington, Mark Hopkins e Charles Crocker – os “Quatro Grandes” como eram conhecidos os maiorais da Ferrovia Central do Pacífico – começaram a comprar terras em Califórnia Hill e arredores.

Para superar um ao outro, eles construíram mansões caras e ostentosas e, quase da noite para o dia, o bairro se tornou uma área imobiliária nobre e lar dos primeiros “nabobs” (O termo ‘nob’ vem do termo indiano ‘nabob’ ou ‘nawab’, referindo-se a uma pessoa de considerável riqueza e influência), que deram à colina seu nome atual de “Nob Hill”.

Spite Fence de Crocker, a cerca da discórdia de São Francisco

Uma vista de Nob Hill. A casa no centro pertencia a Collis P. Huntington, Atrás dela está a mansão de Charles Crocker, ainda em construção e as paredes da cerca escoradas por vigas de madeira. Foto: Eadweard Muybridge

Stanford, foi o primeiro a construir sua mansão de 25 quartos em 1876. Mark Hopkins em seguida, construiu uma mansão ainda mais ornamentada e luxuosa, para ofuscar a casa de Stanford. Já a mansão de Huntington era tão grandiosa que foi considerada ridícula.

Charles Crocker construiu não uma, mas duas casas senhorais, uma para si e a outra como presente de casamento para o filho. Ele planejava um grande espetáculo arquitetônico e claro, de riqueza e poder, incluindo uma torre de 25 metros de altura, de onde ele poderia ver o que acontecia em São Francisco.

O escritor Robert Louis Stevenson, autor de clássicos como A Ilha do Tesouro, O Médico e o Monstro entre outros, descreveu Nob Hill em 1882 como “A colina dos palácios” e comentou: “É aqui que os milionários se reúnem, competindo entre si em exibição“.

O barão das ferrovias Charles Crocker queria todo o quarteirão inteiro para sua mansão e de seu filho. Quarteirão esse delimitados pelas ruas Califórnia, Jones, Taylor e Sacramento Street. Crocker teve sucesso na compra de todos os lotes do quarteirão, com exceção de um pequeno lote no canto sudeste – aquele pertencente a Nicholas Yung.

Spite Fence de Crocker, a cerca da discórdia de São Francisco

Yung tinha uma propriedade muito confortável e, embora não fosse rico, não via razão para trocar sua residência por alguma outra propriedade só porque algum milionário queria construir uma casa ostentosa. Crocker fez várias ofertas para comprar a propriedade de Yung ao preço de mercado, mas sempre recusadas.

Conforme o trabalho na mansão de Crocker progredia, o milionário ficava ansioso para que a casa de Yung fosse comprada e demolida. Yung na verdade não se recusava a vender, desde que fosse pelo seu preço, e não preço valor irrisório que Crocker queria pagar, pessoa acostumada e comprar tudo e a todos.

Quando dinamite foi usada para nivelar o topo da colina escarpada para sua mansão, Crocker aparentemente ordenou que seus trabalhadores apontassem os destroços na direção da casa de Yung. Mas o agente funerário se manteve firme.

Spite Fence de Crocker, a cerca da discórdia de São Francisco

Mansão construída por Charles Crocker em Nob Hill

Com a mansão quase concluída, Crocker fez uma última tentativa de comprar a propriedade de Yung, dobrando sua oferta original. Yung, entretanto, por causa da bela vista, os desejos de sua família ou seu próprio senso de desafio e orgulho, recusou Crocker mais uma vez. 

Desta vez, o Barão da Ferrovia tinha um plano: ordenou a seus operários que construíssem uma cerca de madeira de três lados ao redor da casa de Yung. A cerca subiu 12 metros no céu e a vista, o sol e o ar fresco de que os Yungs haviam desfrutado foram completamente eliminados. Apesar da óbvia interrupção do ambiente de Yung, a “barreira do despejo” de Crocker como os jornais passaram a chamá-la, era perfeitamente legal.

Com apenas a exposição ao norte sobrando para eles, os Yungs se sentiam como se estivessem vivendo no fundo de um poço. As plantas em seu jardim murcharam e eles tiveram que usar velas mesmo durante o dia. A cerca estava no lugar e as batalhas por ela e o que ela representava estavam apenas começando.

Yung ameaçou construir um caixão funerário imenso em seu telhado acima da altura da cerca, estampado no lado voltado para seus vizinhos aristocráticos com uma caveira e ossos cruzados, para servir como um anúncio de seu negócio, mas principalmente para lembrar Crocker de sua própria moralidade.

Spite Fence de Crocker, a cerca da discórdia de São Francisco

Mansão de Charles Crocker destruída pelo terremoto de São Francisco de 1906

A história da rixa entre os dois foi divulgada pela mídia e a cerca logo se tornou uma das atrações mais populares da cidade. As pessoas começaram a pegar o teleférico da Califórnia Street só para olhar a cerca que se erguia malevolamente acima da modesta casa de Yung. A cerca era tão alta que precisou ser reforçada com grandes vigas de madeira e custou a Crocker cerca de três mil dólares, quase a metade do valor inicial oferecido a Yung.

A rivalidade tornou-se politizada quando em 1877, um político local chamado Denis Kearney, do Partido dos Trabalhadores pró-trabalho da Califórnia (WPC), organizou uma manifestação em massa em Nob Hill contra os Barões das Ferrovias, condenando seus baixos salários e a contratação de migrantes chineses em vez de americanos brancos. 

A raiva deles era dirigida não apenas a Charles Crocker, mas também a sua cerca de despeito, que seus apoiadores viam como o símbolo dos excessos do capitalismo. Kearney disse à multidão reunida que, se Crocker não removesse a cerca, o Partido dos Trabalhadores da Califórnia a derrubaria. Pouco depois desse discurso, Kearney foi preso por tentar incitar a violência e, se Yung nutria qualquer esperança de justiça vigilante, isso nunca aconteceu.

Spite Fence de Crocker, a cerca da discórdia de São Francisco

A cerca vista com mais detalhes

No final, Yung não teve outra opção a não ser mudar sua residência para um outro terreno na rua Broderick Street, mas se recusou a vender o terreno agora vazio, agora por valor algum. Depois que os Yungs se afastaram, Crocker reduziu a altura da cerca para sete metros de altura. Em parte, isso acontecia porque o vento ameaçava arrancar sua cerca elevada e, se Crocker não a tivesse encurtado, os ventos da baía certamente a teriam demolido, e isso teria ferido o orgulho de Crocker.

Nicholas Yung faleceu em 1880. Sua esposa Rosina continuou a defender a decisão de seu falecido marido e manteve a propriedade, até que o próprio Crocker faleceu em 1888.

Em 1895, a viúva de Yung apelou para o Conselho de Supervisores, mas embora o conselho fosse compreensivo, o advogado da cidade disse que o conselho não tinha poderes para forçar a família Crocker a mudar a cerca. Um quarto de século de rivalidade e ódio chegou ao fim em 1902, quando Rosina morreu e suas quatro filhas concordaram em vender sua propriedade aos descendentes de Crocker. A cerca foi derrubada em 1905.

No ano seguinte, o terremoto do Grande São Francisco arrasou a mansão de Crocker. A família Crocker posteriormente doou todo o bloco para a Diocese Episcopal da Califórnia. A maior catedral de São Francisco, a Catedral da Graça, agora está instalada no local.

Por volta de 1956, o Estado da Califórnia aprovou uma lei proibindo a construção de cercas com o propósito expresso de irritar os vizinhos ou obstruir suas vistas. A maioria dos americanos limita a altura de uma cerca em 1,80 metros de altura por razões semelhantes.

Fontes: 1 2 3

Postagens por esse mundo afora

Visualização: 53 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo! O que achou do artigo??
  • Ótimo
  • Bom
  • Indiferente
  • Poderia ser melhor
Ajude a melhorar o conteúdo do site. Deixe um comentário

Sobre o Autor

Curioso desde sempre, queria um lugar para guardar às curiosidades de lugares e histórias inusitadas que lia em livros ou pela internet e assim nasceu o site Magnus Mundi em 2015. Me chamo Julio Cesar, sou natural de Blumenau e morador de Porto Belo, litoral de Santa Catarina.

Você pode gostar de ver isso

Uma Resposta

Faça um comentário

Seu email não será publicado