Ícone do site Magnus Mundi

Dead Drops: Pen drives escondidos pelo mundo

Em 2010, o artista digital Aram Bartholl que vive em Berlim na Alemanha lançou um projeto chamado Dead Drops, que é uma rede anônima de compartilhamento de arquivos P2P para serem encontrados em espaços públicos.  Drives USB são embutidos em paredes, edifícios e calçadas acessíveis a qualquer pessoa em espaços públicos.

Todos estão convidados a compartilhar ou encontrar arquivos num local que é conhecido apenas pelos utilizadores do Dead Drops. Ligue o seu notebook a uma parede, casa ou poste para compartilhar os seus arquvos e dados favoritos. Todas os drive USB são inicialmente formatadas e depois é colocado um ficheiro readme.txt explicando o projeto. A inscrição no ‘Dead Drops’ é livre. Se você quiser instalar uma Dead Drop na sua cidade/bairro basta seguir as instruções no ‘como fazer’ e apresentar a localização e fotos.

No ano passado, foi acrescentado ao projeto um banco de dados atualizados com todas as posições dos pendrives espalhados pelo mundo, permitindo também ser verificar seu estado e informar se foi quebrado ou roubado. Confira alguns locais:

Nova Iorque

Pont des Arts – Paris

Nos degraus do Palais de Tokyo, em Paris

Hanoi, Vietnã

Marcado por um adesivo vermelho acima dele em Cagliari, Itália

Salzberg, Áustria

Folsom, Califórnia

Dakar, Senegal

Pula, Croatia

Kurland, África do Sul

Ilha de Reunião, Oceano Índico

Vardo Finnmark, Noruega

Ivoti, Rio Grande do Sul, Brasil

Campinas, São Paulo, Brasil

Kiev, Ucrânia

300GB – Califórnia, EUA

Fonte: 1

“Verba volant, scripta manent” (As palavras voam, os escritos permanecem)

Postagens por esse mundo afora

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Sair da versão mobile