Inóspitos

Devils Tower, a montanha envolta em mitos

Devils Tower, a montanha envolta em mitos

Devils Tower ou Torre do Diabo é uma estranha formação rochosa com 386 metros de altura que reina sozinha uma grande planície a 1559 metros acima do nível do mar e está localizado perto do rio Belle Fourche na região nordeste do estado de Wyoming, nos Estados Unidos. O que faz essa montanha ser tão incomum e tão impressionante é seus penhascos afiados, quase verticais, com sulcos regulares e o topo achatado. O nome Torre do Diabo foi dado em 1875 durante uma expedição comandada pelo coronel Richard Irving Dodge , quando seu intérprete, erroneamente interpretou mal o significado do nome Bad God’s Tower, algo como a torre do deus mau. Devils Tower foi o primeiro Monumento Nacional dos Estados Unidos, criado em 24 de setembro de 1906, pelo presidente Theodore Roosevelt.

Os nativos americanos chamavam a montanha de “casa dos ursos”, têm várias lendas que explicam sua criação. A mais famosa delas conta a história de sete meninas que estavam brincando na floresta e são perseguidas por vários ursos. Para escapar dos ursos, as meninas subiram em uma pedra, mas ela era muito pequena para dar-lhes segurança e uma das meninas se ajoelhou e orou ao Grande Espírito para salvá-las e ele ouviu os clamores da menina e fez com que a pedra crescesse a um tamanho imenso. Os ursos em um esforço para escalar a pedra, deixaram profundas marcas de garras nas laterais, que se tinham tornado demasiado íngreme para escalar. (Essas são as marcas que aparecem hoje nos lados da torre dos diabos.) Quando as meninas alcançaram o céu, eles foram transformadas na constelação estrelar de Plêiades.

devils-tower02

É uma bela lenda, mas a ciência tem uma explicação mais lógica para a formação de tão incomum montanha. Há 65 milhões de anos atrás, toda a área era um imenso mar e durante um período longo de tempo, os sedimentos foram sendo depositados no fundo deste mar e isso, eventualmente, transformou-se em rocha sedimentar. No final da era dos dinossauros, as pressões de dentro da terra forçaram a terra para cima. Essas pressões criaram as formações rochosas próximas, como Black Hills e as Montanhas Rochosas. A pressão também forçou a rocha fundida em direção à superfície no local onde a torre está agora e que provavelmente é os restos de um antigo vulcão, que acabou somente se erguendo, mas não explodindo, virando uma intrusão, onde as massas de magma solidificaram nas profundidades, antes de atingirem a superfície terrestre. Mas essa teoria gera muita discussão entre os geólogos, e muitos discordam das atuais explicações quando a formação da rocha, fazendo da Torre do Diabo, uma eterna polêmica.

A Torre do Diabo é famosa por ter aparecido no filme de ficção científica “Contatos Imediatos de Terceiro Grau” (1977), de Steven Spielberg e desde então se tornou referência aos fãs ávidos por UFOs, e eles acreditam que o topo da pedra é uma plataforma de discos voadores. Sendo aeroporto de extraterrestres ou não, a verdade é que a montanha recebe mais de 400 000 visitantes por ano, vindo de todo o mundo.

devils-tower11

devils-tower12

devils-tower13

devils-tower03

devils-tower04

devils-tower05-1200x520-capa

devils-tower06

devils-tower07

devils-tower08

devils-tower09

devils-tower10

Fonte: 1 2

Postagens pelo mundo:

Visualização: 598 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo, informando o que sentiu ao ler este artigo?
  • Fascinado
  • Contente
  • Entediado
  • Indiferente
  • Decepcionado

Faça nosso trabalho valer a pena. Deixe seu comentário!

Clique para adicionar um comentário

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inóspitos

Me chamo Júlio César e moro em Porto Belo/SC. Sou o idealizador do site Magnus Mundi, um site sobre lugares curiosos, estranhos ou inóspitos pelo mundo afora, bem como histórias inusitadas de pessoas, lendas, eventos e outros assuntos interessantes. Feito para as pessoas que gostam de saber mais sobre um determinado assunto que é tratado superficialmente por outros sites do gênero.

Veja mais em Inóspitos

Ilha de Luzon e o lago em uma ilha dentro de um lago em uma ilha

Magnus Mundi27 de dezembro de 2018

A maior ferrovia em miniatura do mundo

Magnus Mundi18 de dezembro de 2018

Uluru, a segunda maior pedra do planeta

Magnus Mundi7 de dezembro de 2018

As bibliotecas perdidas de Chinguetti

Magnus Mundi5 de dezembro de 2018

El Tatio, o maior gêiser do hemisfério sul

Magnus Mundi4 de dezembro de 2018

Ilha Hashima, a ilha fantasma do Japão

Magnus Mundi28 de novembro de 2018

Pirâmide de Ball, a maior ilha vulcânica do mundo

Magnus Mundi24 de novembro de 2018

Ilha Sentinela e a tribo mais isolada do mundo

Magnus Mundi23 de novembro de 2018

A ilha de Robinson Crusoé no Chile

Magnus Mundi30 de outubro de 2018

Magnus Mundi é uma revista digital que tem seu conteúdo voltado para lugares, eventos, artes e histórias inusitadas pelo mundo afora

Copyright © 2015 · OceanSite · Desenvolvimento de website e aplicativos para mobiles

Scroll Up