Ícone do site Magnus Mundi

Fallen Star, a casa que se equilibra em cima de um prédio

Fallen Star (caído da estrela) é uma pequena casa de madeira que se equilibra no telhado de um prédio de sete andares no campus da Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos. A casa é uma obra de arte permanente do artista coreano Do Ho Suh, inaugurada em 2009 e encomendada pela Stuart Collection, e tem como objetivo dar a noção de deslocamento, simbolicamente representando um lar, de onde muitos estudantes acabam saindo e deixando para trás, quando vão estudar na universidade, como é o caso do artista coreano.

Crédito da foto: Universidade da Califórnia, San Diego

A casa tem o tamanho de 4.6 metros de largura por 5.5 metros de comprimento e pesa 32 toneladas, sendo construída totalmente no solo e erguida ao telhado do prédio por um dos maiores guindastes do país. Vista de fora, a casa tem uma inclinação de dez graus em relação ao prédio, porém internamente a inclinação é de apenas cinco graus, diminuindo o desconforto aos visitantes, mas não tirando a ideia de desorientação e a sensação de que está caindo. Sua estrutura é metálica, com uma base de concreto armado de 46 centímetros de espessura para suportar ventos de até 160 km/h e terremotos.

Sobre o telhado, um belo jardim com uma calçada de tijolos leva os visitantes a casa. Seu interior é todo mobiliado e possui uma iluminação que é ligada após o pôr do sol e desligada tarde da noite. Do solo, pode-se ver a fumaça saindo da chaminé, criando a impressão de que a casa está ocupada e também possui um endereço: 72 Blue Heron Way.

Crédito da foto: Universidade da Califórnia, San Diego

Fallen Star custou 1,4 milhões de dólares para ser construída e custeada por doações de alunos e ex alunos, bem como de fontes privadas. O artista Do Ho Suh, nasceu na Coreia do Sul e frequentou a Universidade Nacional de Seul, antes de ir para os Estados Unidos estudar design em Rhode Island School of Design e também na Universidade de Yale. Para ele, a casa representa uma metáfora de seus próprios sentimentos de deslocamento, de sair de seu país de origem e ir aos Estados Unidos estudar em 1991. Atualmente, ele vive e trabalha entre Nova Iorque, Londres e Seul.

Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto: Universidade da Califórnia, San Diego
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Artista coreano Do Ho Suh | Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto

Fontes: 1 2 3

“Tudo o que o homem não conhece não existe para ele. Por isso, o mundo tem para cada um o tamanho que abrange o seu conhecimento”. – Carlos Bernardo González Pecotche

Postagens por esse mundo afora

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Sair da versão mobile