Festas e Eventos

Festival do espantalho

Festival do espantalho

Festivais utilizando espantalhos como personagens são realizados em diversas partes do mundo, mas o maior destaque se dá no Reino Unido onde as pessoas decoram os jardins de suas casas com os mais diversos tipos de espantalhos, tradição esse que vem desde a idade média.

Espantalhos são geralmente feitos para ficarem estáticos nos campos de trigos/milhos e lavouras, construídos com madeira, palha e roupas velhas, utilizados para espalhar as aves. Na Grã Bretanha, na idade média, se utilizavam crianças e adolescentes conhecidos como “bird scarers” ou “bird shooers“, que significa literalmente “enxotadores de aves” para servirem como espantalhos e eles percorriam os campos, enxotando corvos e estorninhos que se atreviam a comer a colheita, agitando os braços e jogando pedras.

Em 1348, a peste negra assolou a Europa, matando a metade da população da Grã-Bretanha, e fazendo com que os proprietários das fazendas não encontrassem meninos o suficiente para contratar como enxotadores, e assim, protegerem suas colheitas. Eles então, começaram a utilizar sacos recheados com palha, utilizando nabos ou cabaças com cabeças, e galhos de árvores como braços, para assustar as aves e com o tempo, os bonecos foram aperfeiçoados, ficando mais parecido com humanos.

Atualmente, centenas de vilas pela Grã-Bretanha trazem cor, alegria e diversão para o lugar, organizando festivais de espantalhos, onde os moradores competem uns com os outros, para ver quem irá fazer o melhor espantalho, com qualquer tipo de material que eles conseguirem – potes, panelas, tocos de árvores, galhos, móveis quebrados ou roupas descartadas, tudo pode ser utilizado. Os espantalhos são exibidos em seus gramados ou nas ruas, para que todos possam ver. As festas ocorrem geralmente no verão, entre maio e julho, mas algumas cidades preferem mantê-las no outono.

Apesar da tradição secular de utilizar espantalhos, a maioria dos festivais de espantalhos na Grã-Bretanha só começaram mesmo serem feitos uns vinte anos para cá. Eles são organizados como uma atividade divertida para crianças e adultos e são normalmente associados com algum tipo de arrecadação de fundos para instituições de caridade. Algumas das cidades onde o festival é mais popular são Kettlewell, Heather, Wray, Barton Mills, Flamstead, Bromyard e muitas outras.  As imagens abaixo foram todas tiradas no Festival do Espantalho da cidade de Heather. 

 

Fonte: 1

Postagens pelo mundo:

Visualização: 264 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo, informando o que sentiu ao ler este artigo?
  • Fascinado
  • Contente
  • Entediado
  • Indiferente
  • Decepcionado
Ver Comentários (1)

1 Comentário

  1. Rafael

    4 de agosto de 2015 às 14:47

    Que interessante esta história. Muito bom o texto. Abraço.

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Eventos

Me chamo Júlio César e moro em Porto Belo, Santa Catarina. Sou o idealizador do site Magnus Mundi, uma revista digital feita para pessoas que gostam de ler e saber mais profundamente sobre lugares curiosos, estranhos ou inóspitos pelo mundo afora, bem como lendas, eventos e outros assuntos inusitados.

Veja mais em Festas e Eventos

Oktoberfest, a maior festa alemã do mundo

Magnus Mundi20 de outubro de 2018

Cardrona Bra Fence, curiosa cerca dos sutiãs

Magnus Mundi16 de abril de 2018

Dragon Escalator, a escada rolante do dragão na China

Magnus Mundi13 de janeiro de 2018

A celebração de Natal na Rússia

Magnus Mundi22 de dezembro de 2017

A árvore de Natal do Monte Ingino

Magnus Mundi21 de dezembro de 2017

A batalha das fogueiras da Holanda

Magnus Mundi20 de novembro de 2017

A casa da abóbora de Kenova

Magnus Mundi31 de outubro de 2017

Rios de sangue da Eid al-Adha, em Bangladesh

Magnus Mundi6 de outubro de 2017

Gävle Goat, a cabra vandalizada da Suécia

Magnus Mundi24 de dezembro de 2016
Scroll Up