Eventos & Festas

Os Festivais dos espantalhos na Grã Bretanha

Festivais utilizando espantalhos como personagens são realizados em diversas partes do mundo, mas o maior destaque se dá no Reino Unido onde as pessoas decoram os jardins de suas casas com os mais diversos tipos de espantalhos, tradição esse que vem desde a idade média.

Espantalhos são geralmente feitos para ficarem estáticos nos campos de trigos/milhos e lavouras, construídos com madeira, palha e roupas velhas, utilizados para espalhar as aves. Na Grã Bretanha, na idade média, se utilizavam crianças e adolescentes conhecidos como “bird scarers” ou “bird shooers“, que significa literalmente “enxotadores de aves” para servirem como espantalhos e eles percorriam os campos, enxotando corvos e estorninhos que se atreviam a comer a colheita, agitando os braços e jogando pedras.

Em 1348, a peste negra assolou a Europa, matando a metade da população da Grã-Bretanha, e fazendo com que os proprietários das fazendas não encontrassem meninos o suficiente para contratar como enxotadores, e assim, protegerem suas colheitas. Eles então, começaram a utilizar sacos recheados com palha, utilizando nabos ou cabaças com cabeças, e galhos de árvores como braços, para assustar as aves e com o tempo, os bonecos foram aperfeiçoados, ficando mais parecido com humanos.

festival-do-espantalho_001
Crédito da foto

Atualmente, centenas de vilas pela Grã-Bretanha trazem cor, alegria e diversão para o lugar, organizando festivais de espantalhos, onde os moradores competem uns com os outros, para ver quem irá fazer o melhor espantalho, com qualquer tipo de material que eles conseguirem – potes, panelas, tocos de árvores, galhos, móveis quebrados ou roupas descartadas, tudo pode ser utilizado. Os espantalhos são exibidos em seus gramados ou nas ruas, para que todos possam ver. As festas ocorrem geralmente no verão, entre maio e julho, mas algumas cidades preferem mantê-las no outono.

Apesar da tradição secular de utilizar espantalhos, a maioria dos festivais de espantalhos na Grã-Bretanha só começaram mesmo serem feitos uns vinte anos para cá. Eles são organizados como uma atividade divertida para crianças e adultos e são normalmente associados com algum tipo de arrecadação de fundos para instituições de caridade. Algumas das cidades onde o festival é mais popular são Kettlewell, Heather, Wray, Barton Mills, Flamstead, Bromyard e muitas outras.  As imagens abaixo foram todas tiradas no Festival do Espantalho da cidade de Heather. 

festival-do-espantalho_006
Crédito da foto
festival-do-espantalho_007
Crédito da foto
festival-do-espantalho_008
Crédito da foto
festival-do-espantalho_009
Crédito da foto
festival-do-espantalho_010
Crédito da foto
festival-do-espantalho_011
Crédito da foto

 

festival-do-espantalho_003
Crédito da foto
festival-do-espantalho_002
Crédito da foto
festival-do-espantalho_004
Crédito da foto
festival-do-espantalho_005
Crédito da foto

Fonte: 1

Postagens pelo mundo:

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

2 comentários

Clique para deixar um comentário