Inusitados

Formações de erupções vulcânicas

Formações de erupções vulcânicas

Quando a natureza demonstra a sua força, as criações que nascem da brutalidade dos vulcões deixam rastros memoráveis e singulares. A BBC listou catorze formações que as erupções vulcânicas desencadeiam. Saiba a origem dessas esculturas.

Chamas azuis de ácido sulfúrico

No topo do vulcão Kawah Ijen, a leste da ilha de Java, na Indonésia, a caldeira com 200 metros de profundidade está preenchida por um lago de ácido sulfúrico. Quando a lava escorre pelas encostas do vulcão, é composto com gases sulfúrico a temperaturas muito altas. Assim que esses gases entram em contato com o oxigênio, passam a arder com um azul vivo.

Chamas azuis de ácido sulfúrico. Foto: Martin Rietze

Chamas azuis de ácido sulfúrico. Foto: Martin Rietze

Colinas de lama

Os vulcões de lama existem em lugares localizados sobre bolsas de gás no interior da Terra. Ao encontrar locais fragilizados da litosfera, os gases escapam para a superfície e formam borbulhantes vulcões na lama. Estes complexos podem medir 700 metros de altura e alongar-se por 10 quilômetros. O conteúdo destes vulcões é frio, mas continua a ser perigoso: quando consegue escapar, os gases podem provocar asfixia e desencadear a criação de rios de lama que escorrem a alta velocidade.

Vulcões de lama

Vulcões de lama

Colunas de basalto

No meio do caótico fenômeno que é a erupção de um vulcão, podem formar-se colunas regulares de composição basáltica. O magma é composto por rocha fundida, conferindo-lhe plasticidade. Quando chega à superfície, passa a designar-se lava e começa a arrefecer. Durante o processo de diminuição da temperatura, os materiais contraem-se e quebram. Essas fendas começam a aparecer na superfície da lava, mas acabam por propagar-se ao longo de todo o rio, formando as colunas.

Colunas de basalto

Colunas de basalto

Cones de Escória

Durante uma erupção, alguns gases armazenados no interior das câmaras subterrâneas pode procurar expandir-se em todas as direções. Mas as únicas formas de conseguirem libertar-se é para cima e fora através das chaminés dos vulcões. A força dos gases fazem com que a escória, que é basalto de baixa densidade, se ejete na vertical para criar uma fonte de lava. Como podem atingir os 500 metros de altura, estas fontes arrefecem e chegam ao solo sob a forma de cinza.

Cones de cinza

Cones de cinza do campo vulcânico de Raton-Clayton, em Novo México, EUA

Túneis de lava

Estas criações vulcânicas são produzidas durante as erupções. A lava corre em canais distintos, mas à medida que a sua superfície arrefece e solidifica, forma túneis que conduzem a lava mais recente.

Tubos de Lava

Tubos de Lava

Campos hidrotermais

Campos hidro termais do vulcão Dallol, na Etiópia

Campos hidro termais do vulcão Dallol, na Etiópia

São fontes termais e geisers com depósitos de sal de cores vivas. No vulcão Dallol, na Etiópia, estes campos são formados pelo magma quando este empurra o sal por quilômetros. Depois, a água atingida pela rocha em estado fundido, transporta o sal até à superfície. O calor etíope rapidamente faz evaporar a água e conserva apenas o sal.

Bombas vulcânicas

Durante a erupção, os vulcões podem ejetar grandes globos de lava que começam a arrefecer e solidificar antes de regressar ao solo. Durante a longa viagem pelo céu, as “bombas vulcânicas” são esculpidas com formas aerodinâmicas. E podem medir pequenos centímetros ou até seis metros de diâmetros.

Bomba vulcânica

Bomba vulcânica

Domos de lava

Se não houver gás ou pressão suficiente para produzir uma explosão, a lava viscosa acumula-se na boca da chaminé vulcânica e cria um domo de lava, normalmente íngreme e espesso.

volcano07

Domos de lava

Lagos de lava

Durante uma erupção, a lava pode preencher parcialmente a cratera e formar um lago de lava. Normalmente, estes lagos solidificam parcial ou totalmente, sendo que raramente permanecem no estado semi líquido.

Lagos de Lava

Lagos de Lava – Nyiragongo Crater, Congo – África

Rios de fogo

A erupção de um vulcão conduz a lava a escapar ao longo de respiradouros e de fissuras. Este é um fenômeno perigoso, embora a lava corra lentamente e permita que as pessoas em redor da área consigam escapar. No entanto, a velocidade da lava depende da sua viscosidade.

Rios de lava

Rios de lava

Caldeiras

Não são mais que crateras vulcânicas de grandes dimensões. São causadas durante as erupções explosivas ou pelo colapso da superfície rochosa para o interior de uma câmara magmática.

Caldeira

Caldeira

Almofadas de Lava

“Pillow Lavas” ou “almofadas de lava”, numa tradução literal. São formações esféricas de lava solidificada que podem assumir diversos tamanhos. A superfície da lava quente, ao entrar em contato com a água, forma uma película de textura vitral. A pressão da lava no interior dessa película faz com que esta quebre e se expanda. Desta maneira, a lava ainda incandescente escapa e forma novas “almofadas”

Pillow Lava

Pillow Lava

Plataformas de pedra-pomes

São comuns em erupções vulcânicas submarinas. A lava arrefece depressa e não permite que os gases escapem da rocha. Por isso, ela ganha um aspecto poroso e torna-se muito leve, flutuando na água.

Enorme aglomerado de rocha vulcânica flutuando no mar na costa de Nova Zelândia, em agosto de 2012

Enorme aglomerado de rocha vulcânica flutuando no mar na costa de Nova Zelândia, em agosto de 2012

Fonte: 1

Visualização: 473 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo, informando o que sentiu ao ler este artigo?
  • Fascinado
  • Contente
  • Entediado
  • Indiferente
  • Decepcionado
Clique para adicionar um comentário

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inusitados

Me chamo Júlio César e moro em Porto Belo, Santa Catarina. Sou o idealizador do site Magnus Mundi, uma revista digital feita para pessoas que gostam de ler e saber mais profundamente sobre lugares curiosos, estranhos ou inóspitos pelo mundo afora, bem como lendas, eventos e outros assuntos inusitados.

Veja mais em Inusitados

Casa das Lápides, a casa inusitada da Virgínia

Magnus Mundi2 de julho de 2018

O ninho de Quetzalcoatl no México

Magnus Mundi23 de junho de 2018

Os moinhos em cascata de Folón e Picón

Magnus Mundi22 de junho de 2018

Wat Phra Dhammakaya, o impressionante templo budista da Tailândia

Magnus Mundi11 de abril de 2018

Ilhas Astronautas, as ilhas camufladas da Califórnia

Magnus Mundi4 de abril de 2018

Sentinelas da Bretanha

Magnus Mundi31 de março de 2018

Tianducheng: A falsa Paris na China

Magnus Mundi10 de fevereiro de 2018

Seaweed House, as casas de algas da Ilha de Læsø

Magnus Mundi10 de fevereiro de 2018

Coconut Palace, o Palácio de Coco em Manila

Magnus Mundi5 de fevereiro de 2018
Scroll Up