Ícone do site Magnus Mundi

Frio de rachar, congela peixes, alces e até sapos!

O norueguês Ingolf Kristiansen estava caminhando com seu cachorro Anton nas águas congeladas na baía da ilha de Lovund na Noruega, num dia frio de rachar, quando se depararam com algo inusitado: Um imenso cardume de peixes congelados sob seus pés. A temperatura de – 8 C, combinada com um forte vento oriental, congelou a água do mar instantaneamente, prendendo e matando milhares de peixes conhecidos por lá, como coalfish ou pollack (Pollachius virens). Isso aconteceu no inverno europeu de 2014.

O chefe de departamento de peixes pelágicos do Instituto de Pesquisas Marinhas da Noruega, Aril Slotte, diz que não é incomum que os arenques fiquem muito perto da costa quando são perseguidos por predadores e, por vezes, fiquem presos pela maré baixa em áreas como a da baía. Mesmos acostumados com o frio extremo, os noruegueses da ilha, nunca viram algo semelhando, de acordo com Ingolf que comentou: “Eu nunca vi nada parecido. Isso nunca aconteceu antes por aqui, até onde eu sei.

Mas este não é o primeiro caso de animais congelados nas águas norueguesas. Um grande alce já foi encontrado submerso em um lago congelado, em Fauske há 280 km ao norte de Lovund, quando uma mulher local, Inger Sjøberg se deparou com o alce congelado, com apenas parte do corpo e chifres de fora do gelo. O animal se tornou uma atração na época para a população local. Acredita-se que ele estava tentando atravessar o lago quando o gelo se rompeu e o pobre animal caiu, morrendo de frio. Também da Noruega, vem as imagens abaixo de um sapo petrificado ao tentar atravessar o Lago Bindingsvann.

Raposa encontrada congelada no rio Danúbio na Alemanha no inverno de 2016

Na cidade de Unalakleet no Alaska, dois alces entraram em confronto, e devem ter lutado até morrerem congelado, com os galhos entrelaçados

Fonte: 1 2

Artigo publicado inicialmente em 17 de outubro de 2015

Postagens por esse mundo afora

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Sair da versão mobile