Cidades

Furore, a escondida vila italiana

Furore, a escondida vila italiana

Furore é uma pequena vila com menos de 800 habitantes, localizada na Costa Amalfitana (classificada pela UNESCO, desde 1997, como Patrimônio Mundial da Humanidade), na província de Salerno, região da Campânia, sul-ocidental da Itália. Porem ela não é visivel pela estrada litorânea (Statale Amalfitana) que margea a costa.

Os caminhos e as escadas que levam à vila também não são visíveis da rodovia, fazendo com que Furore fique escondida para os viajantes de passagem. Isto deu a Furore o apelido de “a aldeia que não existe.” Foi então que o prefeito decidiu que era hora de colocar a sua pequena comunidade no mapa. Ele ordenou que todas as casas fossem pintadas de modo que elas não podiam escapar aos olhos dos turistas que passassem pela estrada. Furore tornou-se ‘il Paese Dipinto’; a vila pintada.

Esta tradição é mantida até hoje, e todo ano, no mês de setembro, artistas de todo o mundo são convidados a um festival na vila, para pintar e decorar os murais nos edifícios locais. Até os postes de iluminação, placas, muros são decorados com cores brilhantes e inusitadas: lilás, rosa, azul, verde. Poucos motoristas agora, poderiam deixar de notar que estão dirigindo através de um lugar com um caráter muito peculiar.

A atração principal de Furore é o chamado fiorde ou Fiordo. Um estreito desfiladeiro que forma um RIA, um braço do mar que adentra na costa, criado pela corrente Schiato que corre ao longo da montanha para o mar. Um aglomerado de antigas casas de pescadores se agarram às falésias. O fiorde é também a parte mais antiga de Furore. A vila principal está 300 metros acima, no canto superior Vallone del Furore.

O fiorde é contornado por uma ponte em arco com 30 metros de altura sobre o qual a estrada litorânea passa. A ponte de 30 metros de altura é também o local onde a cada verão é realizado o “Campionato Mondiale di Tuffi dalle Grandi Altezze” (Campeonato Mundial de Mergulho de Grandes Alturas). No meio-dia, o sol consegue romper o estreito desfiladeiro e ilumina a praia com poucos metros de largura, atraindo um grande número de pessoas.

As autoridades locais fizeram do fiorde um ponto turístico atraente. Um antigo forno utilizado para cozinhar calcário, a partir do qual era obtido o cal usados nas construções locais foi convertido em um bar e loja de presentes. Velhas casas foram renovadas, em numa delas, foi criado um museu que conta a história produtiva da região e em outra  edificação é dedicado aos ilustres moradores do lugar que foram famosos atores italianos.

Fonte: 1 2 3 4

Visualização: 1234 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo, informando o que sentiu ao ler este artigo?
  • Fascinado
  • Contente
  • Entediado
  • Indiferente
  • Decepcionado

Faça nosso trabalho valer a pena. Deixe seu comentário!

Clique para adicionar um comentário

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Magnus Mundi é uma revista digital que tem seu conteúdo voltado para lugares, eventos, artes e histórias inusitadas pelo mundo afora

Veja mais em Cidades

Acqua Alta, as enchentes de Veneza e Chioggia

Magnus Mundi11 de junho de 2019

Trilha Inca, um dos maiores feitos de engenharia das Américas

Magnus Mundi26 de abril de 2019

Mackinac Island, a ilha que proibiu os carros

Magnus Mundi1 de abril de 2019

Sunken Cemetery, na ilha de fogo

Magnus Mundi2 de janeiro de 2019

Craco, uma cidade italiana abandonada

Magnus Mundi30 de dezembro de 2018

Berlim, antes e o depois de uma cidade destruída

Magnus Mundi25 de dezembro de 2018

Cidadela de Erbil, a cidade de seis mil anos

Magnus Mundi18 de novembro de 2018

Corippo, a aldeia que se transformará em hotel

Magnus Mundi3 de outubro de 2018

Carmel, a cidade de contos de fadas

Magnus Mundi9 de setembro de 2018

Magnus Mundi é uma revista digital que tem seu conteúdo voltado para lugares, eventos, artes e histórias inusitadas pelo mundo afora

Copyright © 2015 · OceanSite · Desenvolvimento de website e aplicativos para mobiles

Scroll Up