Animais & Natureza

Grande Árvore de Banyan

A Great Banyan Tree ou a Grande Árvore de Banyan é uma imensa árvore que mais parece um floresta, que se localiza no jardim botânico indiano de Acharya Jagadish Chandra Bose, em Howrah, próximo a Calcutá na Índia, e é considerada a maior árvore do mundo em termos de área ocupada, e é composta de uma infinidade de raízes aéreas que cobrem 18.920 metros quadrados de terra.

A coroa atual da árvore tem uma circunferência de 486 metros, e o ramo mais alto sobre 25 metros. Atualmente a árvore é composta de 3.772 raízes aéreas que a ligam à terra. Uma estrada de 330 metros foi construída em torno de sua circunferência, mas árvore continua a se espalhar para além dela.

Grande Árvore de Banyan

Seu tronco principal foi danificado por dois grandes ciclones que atingiram a área em 1884 e 1886, quando alguns de seus principais ramos foram quebrados e expostos ao ataque de fungos. A árvore vive sem o seu tronco principal desde 1925, que se deteriorou e teve que ser removido, para manter a “colônia clonal” da árvore saudável. A circunferência do tronco original era de 15.7 metros.

Cientificamente conhecida como Ficus benghalensis, e pertencente à família Moraceae, sendo nativa da Índia, Bangladesh e Sri Lanka, sendo a árvore nacional da Índia. Essa espécie de árvore é popularmente chamada de figueira de bengala e dá um fruto pequeno, que fica vermelho quando maduro, porém não é comestível.

Grande Árvore de Banyan

As figueiras de bengala são uma das maiores árvores do mundo, e crescem de 20 a 25 metros de altura, com ramos se espalhando a mais de cem metros. Elas tem raízes poderosas que podem penetrar superfícies muito duras como concreto e até mesmo pedras. As mais velhas são caracterizadas pelo surgimento de raízes aéreas que são finas e fibrosas quando novas, mas se desenvolvem em uma aparência espessa de ramificações, uma vez que estão velhas e firmemente enraizadas no solo.

Essas raízes aéreas oferecem suporte para o enorme dossel da árvore. A medida que a árvore amadurece, a malha de raízes exerce tremenda pressão sobre a árvore de suporte, ela finalmente morre e os restos apodrecem, deixando uma coluna central oca dentro do tronco da árvore principal.

Grande Árvore de Banyan

Estimasse que a grande árvore de Banyan tenha mais de 250 anos, mas não há uma história clara quando a origem dela, mas é mencionada em muitos livros de viagens do século 19 e já naquela época sendo uma árvore que impressionava a muitos. Ela entrou para o Guinness Book, o livro de recordes, como a maior árvore do mundo em termos de área ocupada e foi destaques em selos na Índia.

Grande Árvore de Banyan

Grande Árvore de Banyan

Grande Árvore de Banyan

Grande Árvore de Banyan

Grande Árvore de Banyan

Grande Árvore de Banyan

Grande Árvore de Banyan

Grande Árvore de Banyan

Grande Árvore de Banyan
Foto tirada em 1921

Grande Árvore de Banyan

Fontes: 1 2 3 4

Postagens por esse mundo afora

Leia também:

Pontes vivas de Meghalaya, na Índia
Um cemitério no meio da estrada
A incrível árvores que se pendura a vida por anos

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

Adicionar comentário

Clique para deixar um comentário