Ícone do site Magnus Mundi

Hans Steininger, o homem que foi morto por sua barba

A pequena cidade de Braunau am Inn, na fronteira austríaca, é comumente lembrada como a cidade natal de Adolf Hitler. Evidentemente, as autoridades da cidade prefeririam que sua pitoresca cidade fosse lembrada por algo menos infame ou talvez mais divertido. Por exemplo, a morte de Hans Steininger, o prefeito da cidade, morto por sua própria barba.

Hans Steininger era o prefeito de Braunau am Inn em 1567, e por já ter sido eleito seis vezes como prefeito, era uma pessoa muito popular em sua época. Embora não haja muitos registros sobre sua vida e trabalho, além do fato de ser muito amado pelo povo, há uma coisa sobre ele que sobreviveu através dos séculos – seus impressionantes pelos faciais. A característica física mais característica de Steininger era sua barba, um emaranhado de pelos de dois metros de comprimento que pendiam de seu rosto e terminava em duas pontas bifurcadas.

Estátua de pedra na parede da igreja Santo Estêvão | Crédito da foto

Normalmente, Steininger mantinha os pelos faciais cuidadosamente enrolados e guardados num bolso especial de seu paletó. Embora certamente tenha levado anos de muito trabalho e dedicação para aumentar sua barba nesses níveis, dá para entender o quão complicado era conviver com tamanha monstruosidade. Afinal de contas, a barba dele era tão longa que rastejava no chão, e teria sido uma verdadeira desgraça se alguma pessoa desavisada tropeçasse nela.

A barba de Hans Steininger exposta no museu da cidade | Crédito da foto

Infelizmente, foi exatamente isso que aconteceu com Steininger em uma fatídica noite de outubro de 1567. Um incêndio ocorreu na cidade e, como geralmente é o caso, o sinistro causou pânico generalizado. O incêndio era de grandes proporções e a população com medo que o incêndio pudesse se alastrar e queimar suas casas, estavam alvoraçadas. Steininger, como prefeito da cidade, não poderia deixar de estar no meio de toda aquela confusão. Em algum momento, enquanto tentava dominar a comoção, sua barba escapuliu de seu bolso.

Crédito da foto

Claro que, como a cidade estava em chamas, ele não teve tempo de colocá-la de volta e simplesmente a colocou de lado. Essa simples ação selaria seu destino tragicamente. Quando ele subia um lance de escadas, no meio do caos, ele pisou em sua própria barba e tropeçou. E assim, ele perdeu o equilíbrio e escorregou, acabando desabando pelas escadas e quebrando o pescoço com o impacto.

Após a sua morte, a cidade ergueu um monumento em homenagem ao seu prefeito caído na forma de um enorme relevo de pedra ao lado da igreja de Santo Estêvão, para que seu legado nunca pudesse ser esquecido. No entanto, aparentemente uma gigantesca estátua de pedra não foi suficiente e a cidade decidiu ir um pouco mais além.

Pessoal da associação turística da cidade ao lado de Rudolf Trauner, imitador de Hans Steininger | Crédito da foto

Antes do enterro, os moradores cortaram a majestosa barba de Hans Steininger e a colocaram em uma enorme vitrine no museu distrital de Herzogsburg, no centro histórico da cidade, garantindo que todos os anos de dedicação e esforço do prefeito no cuidado de seus pelos faciais não fossem em vão. Sua barba foi quimicamente tratada para evitar sua degradação prematura.

Crédito da foto

Nos últimos 450 anos, a barba atraiu milhares de visitantes, ansiosos por apreciar a famosa barba mortífera. E, se algum turista quiser uma excursão pela cidade, pode contratar um imitador de Hans Steininger, certificado pela associação turística da cidade, que usa uma barba postiça quase do mesmo tamanho que a original. Não há nenhuma palavra sobre se a turnê envolve escadas ou não. Por toda a cidade pode-se encontrar estátuas e até mesmo cervejaria com o nome do ilustre prefeito.

Crédito da foto

Para saber mais: www.tourismus-braunau.at

Fontes: 1 2 3

Postagens por esse mundo afora

Leia também:

Adolf Hitler e a casa onde nasceu

A ‘Guerra do Uísque’ da Ilha Hans(Abre numa nova aba do navegador)(Abre numa nova aba do navegador)

Avalie este artigo!
[Total: 1 Média: 5]
Sair da versão mobile