Em meio a dunas de areias varridas pelo vento e apenas 8 km de distância da cidade de Ica, no sul do Peru e a 306 km da capital, Lima, encontra-se o exótico Oásis de Huacachina. Construído em torno de um pequeno lago natural e rodeado por enormes dunas de areia que se estendem várias centenas de metros de altura, Huacachina tem a aparência e a sensação de um posto avançado do remoto deserto do Sahara, mas na realidade está apenas uma hora de carro de distância da costa do Pacífico. Huacachina tem sido um destino turístico para famílias ricas locais da cidade vizinha de Ica, e ultimamente um importante destino dos “sandsborders” surfistas de dunas que viajam o mundo procurando novas aventuras.

O oásis de Huacachina é basicamente uma coleção de resorts e restaurantes e uma bela calçada ao redor de uma lagoa azul esverdeada cercada por enormes dunas de areia, com uma população permanente de cerca de 120 habitantes, que dependem exclusivamente do turismo. O oásis tornou-se tão popular que é destaque da nota de 50 Nuevo Sol (moeda oficial do Peru).

laguna-de-Huacachina

O oásis floresceu nos anos 1940 e 1950 como um refúgio para a elite peruana e se tornou um dos mais importantes e exclusivos spas peruanos e ficou conhecido através de campanhas de turismo na década de 1990. Hoje, é um paraíso para os mochileiros e um dos destino top para amantes de esportes nas dunas. Mas o turismo desenfreado está cobrando seu pedágio na lagoa.

O nativos tem outra história sobre a lagoa, sendo uma lenda que diz: A lagoa foi criada quando uma jovem princesa foi flagrada durante seu banho por um caçador, e então, ela fugiu, e durante uma longa perseguição a princesa acabou voltando para a piscina onde tomava seu banho e lá algo de estranho ocorreu, a piscina se tornou o lago, e o véu de suas roupas tornaram-se as dunas, e tem rumores que ela vive até hoje no fundo lago de Huacachina como uma sereia.

Um artigo de um jornal de 2008, proprietários de terras da região instalaram poços para captar água subterrânea, reduzindo drasticamente o nível de água da lagoa nos últimos anos. E foi preciso interligar a lagoa em outras fontes de água para evitar que seque. Chamado de “Oasis da América,” Huacachina é um dos poucos oásis naturais remanescentes das Américas.

laguna-de-Huacachina011

Huacachina Oasis

laguna-de-Huacachina13

laguna-de-Huacachina14

laguna-de-Huacachina15

laguna-de-Huacachina00

laguna-de-Huacachina01-capa

laguna-de-Huacachina02

laguna-de-Huacachina03

laguna-de-Huacachina04

laguna-de-Huacachina05

laguna-de-Huacachina06

laguna-de-Huacachina07

laguna-de-Huacachina08

Fonte: 1 2 3

“Verba volant, scripta manent” (As palavras voam, os escritos permanecem)

Postagens por esse mundo afora

Visualização desde 2014: 423 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo! O que achou do artigo??
  • Ótimo
  • Bom
  • Indiferente
  • Poderia ser melhor
Ajude a melhorar o conteúdo do site. Deixe um comentário

Sobre o Autor

Curioso desde sempre, queria um lugar para guardar às curiosidades de lugares e histórias inusitadas que lia em livros ou pela internet e assim nasceu o site Magnus Mundi em 2015. Me chamo Julio Cesar, sou natural de Blumenau e morador de Porto Belo, litoral de Santa Catarina.

Você pode gostar de ver isso

Faça um comentário

Seu email não será publicado