Iceberg são blocos de gelo de grandes proporções que, tendo se desprendido de uma geleira, vagueia pelo mar, levado pelas águas dos mares árticos ou antárticos. Na costa leste do Canadá, eles são vistos com regularidade. Há uma área que se estende desde a costa de Labrador até a costa da ilha de Terra Nova, onde os moradores deram o apelido de “Iceberg Alley” que significa “becos dos iceberg” devido ao grande número desses imensos blocos de gelo que flutua nas proximidades durante a primavera e o início do verão.

Um desses colossais blocos com mais de 150 metros de altura, que pode ter 10.000 anos de idade, ficou encalhado perto Ferryland, uma bucólica vila de pescadores, tornando-se uma atração turística na região. Mesmo os moradores mais antigos, acostumados a verem esses blocos flutuando na costa, nunca viram um tão grande assim.

Centenas de pedaços de gelo quebram-se na Ilha de Baffin ou da Groenlândia, e descem pela costa do Canadá a cada primavera. Só neste ano, foram mais de 600 deles avistados, flutuando em direção ao Atlântico Norte, em comparação de um total de 687 avistados durante toda a temporada do ano passado. Em 2015, o Serviço Canadense de Gelo contabilizou 1.165 iceberg errantes.

Especialistas dizem que o elevado número de icebergs este ano é o resultado do aumento da temperatura global, bem como um excepcionalmente ventos fortes no sentido anti-horário que atraiu os iceberg para o sul.

Fontes: 1 2

“Aprenda com o ontem, viva para o hoje, acredite no amanhã. O importante é não parar de questionar!”. – Albert Einstein

Postagens por esse mundo afora

Visualização desde 2014: 373 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo! O que achou do artigo??
  • Ótimo
  • Bom
  • Indiferente
  • Poderia ser melhor
Ajude a melhorar o conteúdo do site. Deixe um comentário

Sobre o Autor

Curioso desde sempre, queria um lugar para guardar às curiosidades de lugares e histórias inusitadas que lia em livros ou pela internet e assim nasceu o site Magnus Mundi em 2015. Me chamo Julio Cesar, sou natural de Blumenau e morador de Porto Belo, litoral de Santa Catarina.

Você pode gostar de ver isso

Faça um comentário

Seu email não será publicado