Estruturas

Stavkirke, as igrejas medievais da Noruega

Stavkirke, as igrejas medievais da Noruega

Durante a Idade Média, um novo tipo de técnica de construção de madeira tornou-se popular em todo o noroeste da Europa, especialmente na Noruega, onde foi empregado para construir igrejas. Graças ao interesse dos vikings em construir embarcações e casas, a tradição das esculturas em madeira aprimorou-se e ganhou popularidade.

Existem vários tipos de igrejas de madeira (stavkirke, em norueguês), mas o elemento comum a todas é a especificidade da técnica empregada na construção de pilares (staves) e do esqueleto que sustenta a toda estrutura de madeira, com tábuas na parede e as fundações, utilizando pedras, para que os pilares não apodrecessem.

A estrutura das paredes, que se assemelha à forma dos arcos encontrados em barris ou baldes, com o uso de várias tábuas de madeira lado a lado, originou o nome das igrejas: “stave churches“.  O método mostrou-se tão eficaz que muitas igrejas construídas no século 12 ainda estão de pé.

Eidsborg Stave Church construída no século 8, na paróquia de Lårdal, no atual município de Tokke, em Telemark | Crédito da foto

A cultura de construir imensas igrejas totalmente de madeira se espalhou muito rapidamente pelo Mar Báltico e pelo Mar do Norte, atingindo muitos reinos e principados no Leste Europeu e nas Ilhas Britânicas. Por isso foram achadas fundações de igrejas staves na Inglaterra pré invasão de Willian, o Conquistador e no interior da Polônia. Na Suécia elas já foram consideradas obsoletas em meados da Idade Média e, portanto, foram substituídas por construções em pedra, porém na Noruega essa mudança não foi tão rápida, e isso explica por que tantas sobreviveram nesse país.

Igreja em Maihaugen, Lillehammer, construída com material vindo de outra igreja demolida em Garmo em Lom em 1880. Originalmente havia sido construída no século 8 | Crédito da foto

Estima-se que entre 1.300 a cerca de 2.000 stave churches foram construídas na Noruega durante o séculos 12 e 13, que muitos consideram como o primeiro “boom” de construção da Noruega. Algumas das igrejas de madeira mais conhecidos são caracterizados por um telhado com várias camadas de quadros triangulares que gradualmente diminuem de tamanho.

As portas de madeira e os florões das igrejas foram esculpidos com imensa riqueza de detalhes e técnica rebuscada. As decorações destacam uma intrigante combinação de motivos cristãos e o que é atribuído a temas Vikings pré-cristãos com animais e dragões. Cerca de 30 stave churches ainda sobrevivem até hoje. Aqui estão alguns das mais famosas, localizadas na Noruega.

Igreja Borgund

Se localiza na aldeia de Borgund, no município de Lærdal, no condado de Sogn og Fjordane, aproximadamente 30 quilômetros a leste da aldeia Lærdalsøyri, sendo a igreja de madeira mais bem preservada e assim a mais conhecida da Noruega. A igreja é mencionado pela primeira vez em registros escritos em 1342. Pesquisas dendrocronológica (padrões de anéis de árvores) mostraram que a madeira que foi utilizada para a construção da igreja foi derrubada no inverno 1180 – 1181. A igreja deve ter sido construída no período imediatamente posterior, e provavelmente em algum momento antes de 1200.

A igreja de madeira estava em uso regular até 1868, quando a nova igreja de Borgund foi concluída ao lado. No entanto, o cemitério ainda está em uso. A igreja foi comprada pela Fortune Memory Association em 1877 e se tornou um dos primeiros destinos turísticos. Hoje é uma igreja museu.

Igreja Urnes

Acreditasse que foi construído em 1130, e é a mais antiga igreja stave ainda de pé. Ele está localizado em Ornes, ao longo da Lustrafjorden, no município de Luster em Sogn og Fjordane. Ele contém muitos entalhes detalhados nas paredes, portas e janelas que incorporam elementos da tradição viking que refletem características de uma igreja de madeira anterior localizada na mesma área. A igreja também contém inúmeros artefatos litúrgicos da Idade Média.

Igreja Heddal

A igreja de Heddal é a maior igreja “stave” da Noruega. Está localizada em Heddal, no município de Notodden. A igreja foi construída no início do século 13. Foi restaurada entre 1849-1851, e novamente em 1950.

Igreja Hopperstad

Fica um pouco afastada da aldeia de Vikøyri, em Vik Municipality, Sogn og Fjordane. Acreditasse que foi construída por volta do ano 1130, mas pode ser até um século mais velha, tornando-se uma das mais antigas igrejas stave ainda de pé.

Igreja Gol

A igreja está localizada no Museu Norueguês de História Cultural de Bygdøy em Oslo, mas originalmente a igreja Gol ficava em Hallingdal. Quando a cidade decidiu construir uma nova igreja por volta de 1880, e demolir a antiga igreja de madeira, a sociedade para a preservação dos monumentos noruegueses antigos, decidiu compra-la e a transferiu para Oslo.

Igreja Lom

Lom Stave Church está situada no município de Lom, no condado de Oppland. Igreja stave com três ambientes que usa colunas internas de pé livre para apoiar uma seção elevada no teto da nave principal. Este tipo de igreja está entre as mais antigas igrejas de madeira. A igreja, que é uma das maiores igrejas de madeira na Noruega, provavelmente foi construída no final dos anos 1100.

Publicado originalmente em março de 2016

Fontes: 1 2 3 4

Postagens por esse mundo afora

Visualização: 1636 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo! O que achou do artigo??
  • Ótimo
  • Bom
  • Indiferente
  • Poderia ser melhor
Este site é um projeto de um homem só, desenvolvido durante seu tempo livre, por favor, deixe um comentário do que achou do artigo. Ele será muito importante e também estou aberto a críticas construtivas.
Ver Comentários (2)

2 Comentários

  1. Selma Castro Barreto

    27 de dezembro de 2018 às 16:45

    Estava procurando a “stavkirke” de Lillehammer e não encontrei por aqui.

    • Magnus Mundi

      28 de dezembro de 2018 às 03:00

      Olá Selma, atualizamos o artigo e adicionamos uma imagem da igreja de Lillehammer

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estruturas

Curioso desde sempre, queria um lugar para guardar às curiosidades de lugares e histórias inusitadas que lia em livros ou pela internet e assim nasceu o site Magnus Mundi em 2015. Me chamo Julio Cesar, sou natural de Blumenau e morador de Porto Belo, litoral de Santa Catarina.

Veja mais em Estruturas

Os bunkers do Dia do Juízo Final em Dakota do Sul

Magnus Mundi11 de agosto de 2019

Tauchergondel, o elevador subaquático na Alemanha

Magnus Mundi3 de junho de 2019

Os guardiões dos mares brasileiros

Magnus Mundi2 de junho de 2019

Binzhou, o porta-aviões num lago na China

Magnus Mundi21 de maio de 2019

As incomuns escadas de gatos da Suíça

Magnus Mundi19 de maio de 2019

Excalibur, o radical paredão de escaladas

Magnus Mundi15 de setembro de 2018

Devil’s bridge, as pontes do diabo na Europa

Magnus Mundi9 de julho de 2018

Fortaleza de Mimoyecques, a base secreta dos nazistas para destruir Londres

Magnus Mundi24 de junho de 2018

The Wall, a estrutura contra o vento de Fermont

Magnus Mundi19 de março de 2018

Magnus Mundi é uma revista digital que tem seu conteúdo voltado para lugares, eventos, artes e histórias inusitadas pelo mundo afora

Copyright © 2015 · OceanSite · Desenvolvimento de website e aplicativos para mobiles

Scroll Up