Lugares

Irish Sky Garden Crater, o jardim do céu

Este imenso buraco, sobre uma colina na Irlanda à primeira vista se parece com uma cratera de impacto de algum meteorito que colidiu com a Terra há milhões de anos atrás, ou mesmo, obra do ser humano, como no caso de algumas fazendas dos Estados Unidos onde o lugar é alagado por inundações, e o dono faz uma colina artificial ao redor de sua propriedade, para evitar que a água inunde suas terras. Na realidade, essa cratera se trata de uma obra de arte, chamada Irish Sky Garden Crater ou The Crater, criada pelo artista americano James Turrell, em 1992 na propriedade de Liss Ard Estate, perto de Skibberreen, no condado de West Cork, encomendada por Veith Turske, negociante de arte alemão e antigo proprietário do lugar.

O Jardim Irlandês do Céu
Crédito da foto

James Turrell de 70 anos é famoso pelos seus trabalhos em luz, terra e estruturas gigantescas, com várias obras espalhadas pelo planeta. A Irish Sky Garden Crater é uma das obras do artista de um série conceitual, criadas no princípio de “céu aberto”, chamada Skyspaces. O Sky Garden (Jardim do Céu) criado pelo artista na Irlanda, é um jardim minimalista, uma espécie de observatório natural, onde as pessoas podem deitar-se sobre uma pedra é observar o céu.

O acesso ao jardim é feito através de uma trilha arborizada, que leva a uma longa passagem de estilo megalítico, que por sua vez, leva a um estreito conjunto de escadas que parecem ascender ao céu, trazendo o visitantes para o jardim. Para o artista, a passagem escura, simboliza o nascimento da pessoa. Dentro da cratera, fica a “Vault Purchase“, um pedestal de pedra monolítico, onde os visitantes são convidados a sentar ou deitar e olhar para o céu. Os proprietários chamam o lugar de Lios Aird (“fortaleza alta” em gaélico), uma vez que havia uma antiga fortaleza nas proximidades.

O Jardim Irlandês do Céu
Crédito da foto
O Jardim Irlandês do Céu
James Turrell tem uma presença física inescapável – e tem um vulcão privado à margem do Painted Desert, no Arizona, onde no centro da cratera, está fazendo a obra Roden Crater. Sua longa barba branca sobressai ainda mais com o seu hábito de vestir-se de preto. O New York Times comparou a sua aparência a um “Pai Natal de luto” num artigo intitulado “Como James Turrell tirou o tapete ao mundo da arte”
O Jardim Irlandês do Céu
Crédito da foto
O Jardim Irlandês do Céu
Crédito da foto
O Jardim Irlandês do Céu
Crédito da foto
O Jardim Irlandês do Céu
Crédito da foto
O Jardim Irlandês do Céu
Crédito da foto
O Jardim Irlandês do Céu
Crédito da foto

Saiba mais sobre James Turrel: www.artsy.net

Fontes: 1 2

“Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia.” – William Shakespeare

Postagens por esse mundo afora

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

1 comentário

Clique para deixar um comentário