Arte

Jingle Trucks, decoração levado ao extremo

Jingle Trucks, decoração levado ao extremo

Por todo o Paquistão é comum observar caminhões, ônibus e até veículos leves adornados ao extremo, com correntes, murais coloridos, imagens simbólicas, religiosas e todo tipo de elementos decorativos. A cidade portuária de Karachi é o epicentro desta tradição de longa data daquele país asiático, mas muitas outras como Rawalpindi, Swat, Peshawar, Quetta e Lahore, também são cidades, onde muitos desses veículos, são pintados e decorados. São conhecidos por “Jingle Trucks“, e acreditasse que o termo veio dos soldados americanos que lutaram no Afeganistão, por causa do som que as correntes que adornam os para-choques fazem, ao baterem umas nas outras.

Já a tradição, segundo Durriya Kazi, artista e professor da Universidade de Karachi, vem dos anos 1920, quando caminhoneiros saiam por longas viagens e decoravam seus caminhões como uma espécie de proteção divina. Muitos desses caminhões são os modelos Bedford, da Vauxhall Motors, do Reino Unido e trazidos ao país depois da Primeira Guerra Mundial e que circulam até hoje pelas ruas paquistanesas.

jingle-trucks_008

Ainda segundo o professor Durriya, que vem estudando a arte de pintar veículos no Paquistão por anos, a tradição pode estar associado ao sufismo, um lado místico do Islã focado na espiritualidade e purificação do corpo, e com a prática Sufi de embelezar santuário ou locais religiosos significativos. Decorar os caminhões é uma forma de obter “mérito religioso”, uma espécie de tributo, pedindo proteção divina para a segurança na viagem e principalmente pedindo que o mesmo não quebre ao longo da rodovia.

jingle-trucks_010

Tal tradição não é barata, e alguns proprietários chegam a gastar mais de 5.ooo dólares no embelezamento dos seus veículos. O professor observou que no decorrer dos anos, os motivos usados nas decorações mudou, quando no passado, era comum decorar a traseira do caminhão com figuras políticas, atualmente é mais comum, ver murais com membros da família ou pessoas famosas, principalmente artistas do gênero musical “pashto“, música muito popular no país.  Algumas pessoas chegam a especular que a “Dekotora” a mania de decorar caminhões no Japão, que começou a partir de 1975, é vagamente inspirado nos jingle trucks. Exceto pelo fato de que os caminhões japonês Dekotora, a noite são mais iluminados do que alguns cassinos de Las Vegas.

jingle-trucks_014

jingle-trucks_003

jingle-trucks_004

jingle-trucks_006

jingle-trucks_007

jingle-trucks_012

jingle-trucks_013

jingle-trucks_015

jingle-trucks_016

jingle-trucks_017

jingle-trucks_001

jingle-trucks_002

Fontes: 1 2

“Verba volant, scripta manent” (As palavras voam, os escritos permanecem)

Postagens por esse mundo afora

Visualização: 151 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo! O que achou do artigo??
  • Ótimo
  • Bom
  • Indiferente
  • Poderia ser melhor
Este site é um projeto de um homem só, desenvolvido durante seu tempo livre, por favor, deixe um comentário do que achou do artigo. Ele será muito importante e também estou aberto a críticas construtivas.
Clique para adicionar um comentário

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arte

Curioso desde sempre, queria um lugar para guardar às curiosidades de lugares e histórias inusitadas que lia em livros ou pela internet e assim nasceu o site Magnus Mundi em 2015. Me chamo Julio Cesar, sou natural de Blumenau e morador de Porto Belo, litoral de Santa Catarina.

Veja mais em Arte

The Fence, o objeto mais pintado do mundo

Magnus Mundi14 de janeiro de 2019

Jesus sem-teto, a estátua polêmica dos mendigos

Magnus Mundi17 de novembro de 2018

Cadillac Ranch: A fazenda dos Cadillacs

Magnus Mundi15 de novembro de 2018

A arte biodegradável do suíço Saype

Magnus Mundi8 de setembro de 2018

Leão Oriental, a maior escultura de madeira do mundo

Magnus Mundi17 de março de 2018

The Kelpies, o monumento aos espíritos da água

Magnus Mundi9 de março de 2018

Michelangelo e a Capela Sistina

Magnus Mundi5 de fevereiro de 2018

Cristo Redentor, o símbolo do Brasil

Magnus Mundi12 de janeiro de 2018

Os desenhos escondidos de Michelangelo

Magnus Mundi12 de novembro de 2017

Magnus Mundi é uma revista digital que tem seu conteúdo voltado para lugares, eventos, artes e histórias inusitadas pelo mundo afora

Copyright © 2015 · OceanSite · Desenvolvimento de website e aplicativos para mobiles

Scroll Up