Ícone do site Magnus Mundi

Jingle Trucks, decoração levado ao extremo

Por todo o Paquistão é comum observar caminhões, ônibus e até veículos leves adornados ao extremo, com correntes, murais coloridos, imagens simbólicas, religiosas e todo tipo de elementos decorativos. A cidade portuária de Karachi é o epicentro desta tradição de longa data daquele país asiático, mas muitas outras como Rawalpindi, Swat, Peshawar, Quetta e Lahore, também são cidades, onde muitos desses veículos, são pintados e decorados. São conhecidos por “Jingle Trucks“, e acreditasse que o termo veio dos soldados americanos que lutaram no Afeganistão, por causa do som que as correntes que adornam os para-choques fazem, ao baterem umas nas outras.

Já a tradição, segundo Durriya Kazi, artista e professor da Universidade de Karachi, vem dos anos 1920, quando caminhoneiros saiam por longas viagens e decoravam seus caminhões como uma espécie de proteção divina. Muitos desses caminhões são os modelos Bedford, da Vauxhall Motors, do Reino Unido e trazidos ao país depois da Primeira Guerra Mundial e que circulam até hoje pelas ruas paquistanesas.

Ainda segundo o professor Durriya, que vem estudando a arte de pintar veículos no Paquistão por anos, a tradição pode estar associado ao sufismo, um lado místico do Islã focado na espiritualidade e purificação do corpo, e com a prática Sufi de embelezar santuário ou locais religiosos significativos. Decorar os caminhões é uma forma de obter “mérito religioso”, uma espécie de tributo, pedindo proteção divina para a segurança na viagem e principalmente pedindo que o mesmo não quebre ao longo da rodovia.

Tal tradição não é barata, e alguns proprietários chegam a gastar mais de 5.ooo dólares no embelezamento dos seus veículos. O professor observou que no decorrer dos anos, os motivos usados nas decorações mudou, quando no passado, era comum decorar a traseira do caminhão com figuras políticas, atualmente é mais comum, ver murais com membros da família ou pessoas famosas, principalmente artistas do gênero musical “pashto“, música muito popular no país.  Algumas pessoas chegam a especular que a “Dekotora” a mania de decorar caminhões no Japão, que começou a partir de 1975, é vagamente inspirado nos jingle trucks. Exceto pelo fato de que os caminhões japonês Dekotora, a noite são mais iluminados do que alguns cassinos de Las Vegas.

Fontes: 1 2

“Verba volant, scripta manent” (As palavras voam, os escritos permanecem)

Postagens por esse mundo afora

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Sair da versão mobile