Ícone do site Magnus Mundi

Júzcar, a cidade espanhola dos Smurfs

Júzcar é uma pequena cidade de 220 habitantes da província de Málaga, comunidade autônoma da Andaluzia, localizada no Valle del Genal, a 113 quilômetros da cidade de Málaga e a 25 quilômetros de Ronda. Esta cidade atrai milhares de viajantes de todo o mundo e se tornou uma das aldeias mais conhecidas da Espanha. Até 2011, era apenas uma pequena cidade bucólica, uma das 1.500 aldeias “pueblos blancos“, com suas casas tradicionalmente caiadas de branco, porém a partir do verão daquele ano, quando foi escolhida pela Sony Pictures como cenário para a estreia de seu novo filme “The Smurfs“, tornou-se a primeira e única vila oficial dos Smurfs.

Crédito da foto

Como parte de uma campanha para promover o filme, a Sony teve a ideia de pintar todas as casas da vila na cor azul. Uma equipe de 20 pintores, pintaram com o mesmo tom de azul, 175 edifícios de Júzcar, incluindo a igreja, a Câmara Municipal e todas as lápides do cemitério, utilizando 4.200 litros de tinta. Em 23 de julho, dez dias antes do filme chegar aos cinemas, a nova “Smurf Town“, sediou a estreia mundial do filme, com grande alarde.

Após o termino da promoção, a Sony voltou com os pintores a Júzcar para repintar a cidade de branco novamente, como foi combinado com os moradores anteriormente. A exposição na mídia teve um efeito tão positivo sobre a economia da aldeia, que os moradores decidiram deixa-la como estava, toda pintada de azul e a cidade começou a organizar uma série de eventos, feiras de negócios e casamentos relacionados ao alegre tema do filme. David Fernandes Tirado, o prefeito conhecido por lá, como “Papa Smurf“, organizou um referendo na cidade e 141 moradores votaram a favor e 33 contra, em deixar a cor azul que deveria ter sido temporária em permanente.

Crédito da foto

A Sony havia escolhido transformar a sonolenta Júzcar em um reino de contos de fadas azul, pelo fato da região ter uma longa tradição na colheita de cogumelo, sendo um paraíso para os micologistas e amantes da natureza, e os Smurfs são especialmente conhecidos por sua ânsia por cogumelos. Anteriormente, a aldeia recebia em media cerca de 300 turistas por ano, mas após a transformação, um número estimado de 80.000 turistas e amantes de “Los Pitufos” como são conhecidos os Smurfs em espanhol, visitaram a local nos seis meses seguintes ao lançamento do filme.

Crédito da foto

Desde 2017,  Júzcar perdeu o direito de se autodenominar “cidade dos Smurfs”, o que a tornou uma atração turística mundialmente conhecida, quando o acordo com os herdeiros de Peyo, o artista que criou os Smurfs, foi desfeito. As casas poderiam manter a cor azul, mas as estátuas, pinturas e referências aos Smurfs usadas para atrair turistas teriam que ser removidos.

Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Como era Júzcar antes da Sony Pictures transforma-la na cidade dos Smurfs | Crédito da foto

Fontes: 1 2 3

Postagens por esse mundo afora

Leia também:

Chimi Lhakhang, o templo dedicado ao pênis

A Mesquita do Tabaco de Dresden na Alemanha

O pântano de sangue da ilha de Ramree

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Sair da versão mobile