Lugares

Lago Chargoggagoggmanchauggagoggchaubunagungamaugg

Chargoggagoggmanchauggagoggchaubunagungamaugg…Não, meu teclado não travou e nem foi o gato que saltou sobre ele. Por incrível que pareça, esta palavra é o nome oficial de um lago localizado na cidade de Webster, Massachusetts, nos Estados Unidos, que contém 45 letras em 14 sílabas. Claro que as pessoas da região o chamam de uma forma diminutiva, como lago Chaubunagungamaug ou simplesmente de lago Webster. O nome é tão complicado de escrever e pronunciar, que até mesmo as autoridades não conseguem soletrá-lo direito. Muitas placas nas proximidades do lago trazem erros de ortografia, porque as empresas que as produzem, não conseguem escrever o nome de forma correta, comendo letras ou as colocando a mais.

Lago Chargoggagoggmanchauggagoggchaubunagungamaugg
Crédito da foto

O lago de 5,1 km² tem sido conhecido, desde a antiguidade, por vários nomes, tais como: Chabanaguncamogue , Chaubanagogum e Chaubunagungamaug. Os historiadores concordam que todos esses nomes têm o mesmo significado – “lugar de pesca na fronteira” ou numa versão cômica “você pesca do seu lado, eu pesco do meu“. O lago é o conjunto de três menores lagoas, dividido por canais estreitos e foi no passado local de encontro dos índios Nipmuc. Seu nome original vem da língua Algonquian, e a tradução seria “lago dividido por ilhas“. O lago foi formado pelo recuo das geleiras durante a última idade de gelo, e é alimentado a partir de fontes subaquáticas e riachos.

O nome recebeu a forma atual, quando os colonos ingleses chegaram na região. Naquele tempo, um inglês chamado Samuel Slater começou a operar um moinho na aldeia vizinha de Manchaug, uma versão corrompida de “Monuhchogoks“. Os índios começaram a chamar o lago de Chargoggaggoggmanchoggagogg que significava “ingleses de Manchaug“. Tempos depois, o lago apareceu num mapa de 1795, que mostrava a cidade de Dudley e o lago com o nome “Chargoggaggoggmanchoggagogg” e em 1831, as cidades de Dudley e Oxford que eram contíguas ao lago, tinham em seus arquivos, mapas com o nome do lago de Chargoggagoggmanchoggagogg, mas uma pesquisa do lago feito em 1830 lista o nome como Chaubunagungamaugg, o antigo nome.

Lago Chargoggagoggmanchauggagoggchaubunagungamaugg

A partir de 1921, alguém decidiu adicionar o nome original indígena Chaubunagungamaug ao nome mais recente Chargoggagoggmanchoggagogg, e toda a designação se tornou “ingleses de Manchaug, vocês pescam do seu lado, eu pesco do meu lado” ou Chargoggagoggmanchauggagogg chaubunagungamaugg, sendo o maior nome de lugar nos Estados Unidos e um dos mais longos do mundo. O nome exagerado e sua tradução bem humorada foram aparentemente inventados pelo editor do jornal The Webster Times, Laurence J. Daly, que em um publicação ironizou, chamando o lago de “você pesca do seu lado, eu pesco do meu lado, e ninguém pesca no meio“. Na década de 1950, um projeto de encurtar o nome foi recebido com resistência da população.

Lago Chargoggagoggmanchauggagoggchaubunagungamaugg
Crédito da foto
Lago Chargoggagoggmanchauggagoggchaubunagungamaugg
Crédito da foto

Lago Chargoggagoggmanchauggagoggchaubunagungamaugg

Lago Chargoggagoggmanchauggagoggchaubunagungamaugg
Crédito da foto
Lago Chargoggagoggmanchauggagoggchaubunagungamaugg
Uma das muitas placas de estrada com erros ortográficos | Crédito da foto

Fonte: 1 2

“Tudo o que o homem não conhece não existe para ele. Por isso, o mundo tem para cada um o tamanho que abrange o seu conhecimento”. – Carlos Bernardo González Pecotche

Postagens por esse mundo afora

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

5 comentários

Clique para deixar um comentário