Larung Gar Buddhist Academy, também conhecido como Instituto budista Serthar, fica no Vale do Larung a uma altitude de 4.000 metros, a cerca de 15 quilômetros da cidade de Sêrtar que significa “cavalo de ouro”, na região tibetana de Kham. A academia foi fundada em 1980 em um vale totalmente desabitada por Khenpo Jigme Phuntsok, um lama influente da tradição Nyingma. Apesar da sua localização remota, Larung Gar cresceu em pouco tempo e se tornou um dos maiores e mais influentes centros para o estudo do budismo tibetano no mundo. Os alunos também têm a oportunidade de aprender inglês, chinês, línguas tibetanas e informática. Hoje é o lar de mais de 40.000 monges, monjas e alunos.larung-gar00

O campus de Larung Gar é enorme. As casas para monges e monjas se alastram por todo o vale e pelas montanhas circundantes. Uma enorme parede no meio da Larung Gar separa os monge pelo sexo e monges e freiras não são permitidos fora de suas áreas designadas, exceto em frente à principal sala de reunião do mosteiro que é comum a ambos os sexos. A maioria das casas são de madeira, e são construídas tão juntas que parecem que estão uma em cima da outra. No verão, a temperatura da região atinge os 30°C e nos invernos pode baixar a -25°C. Não há televisão, água encanada ou aquecimentos nas casas.

O interessante de Sêrtar é que mais da metade das pessoas que vêm para estudar são mulheres. A entrada delas em outros conventos no Tibete é limitado, mas em Sêrtar é aberto a praticamente qualquer pessoa que queira se tornar um estudante da visão ecumênica de Khenpo Jigme Phuntsok. Outra surpresa em Sêrtar é que atrai os estudantes chineses, bem como estudantes de Taiwan, Hong Kong, Cingapura e Malásia, que frequentam classes separadas com aulas em mandarim, enquanto as outras classes são em tibetano. Em 1999, o Larung Gar foi aclamado pelo New York Times como um dos maiores e mais influentes centros de estudo do budismo tibetano no mundo. A maioria dos monges passam de 6 a 13 anos para completar a sua formação.

larung-gar000-CAPA

Na cidade reina a paz, não há casos de violência, roubos, com exceção do governo chinês que às vezes incomoda os monges. Chegar em Larung Gar não é uma tarefa fácil. O lugar é bastante remoto e a cidade mais próxima é Chengdu, que fica a 650 km de distância e a viagem leva de 13 a 15 horas de carro. O lugar é fechado para viajantes estrangeiros.

larung-gar02

O Mosteiro Seda, a maior escola budista do mundo, rodeada por casas que abrigam cerca de 40.000 monges e monjas, em Larung Gar.

larung-gar22

larung-gar23

larung-gar24

larung-gar25

larung-gar01

larung-gar04

larung-gar05

larung-gar05a

larung-gar06

larung-gar07

larung-gar08

larung-gar09

larung-gar10

larung-gar11

larung-gar12

larung-gar13

larung-gar14

larung-gar15

larung-gar16

larung-gar17

larung-gar18

larung-gar19

larung-gar20

larung-gar21

Fonte: 1

“Verba volant, scripta manent” (As palavras voam, os escritos permanecem)

Postagens por esse mundo afora

Visualização: 374 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo! O que achou do artigo??
  • Ótimo
  • Bom
  • Indiferente
  • Poderia ser melhor
Ajude a melhorar o conteúdo do site. Deixe um comentário

Faça um comentário

Seu email não será publicado