Lugares

Monumento esperança para a paz, no Líbano

O Museu Militar libanês, dedicado à preservação de antigas relíquias militares, fica perto do novo palácio presidencial e em frente ao Ministério da Defesa Nacional, em Yarzeh, uma cidade ao sudeste de Beirute, no Líbano. Próximo à entrada do Ministério, uma imensa torre com tanques reais, peças de artilharia, morteiros e veículos blindados, comprimidos entre camadas espessas de concreto, sobe 30 metros de altura. O imponente monumento de 6.000 toneladas que se assemelha a um edifício, contém 78 veículos militares diversos. O monumento foi projetado pelo artista americano nascido na França, Armand Fernandez em 1995 e intitula-se “The Hope for Peace” (Esperança para a Paz). É um reflexo notável de uma cidade que a pouco tempo atrás tinha sido reduzida a ruínas em várias guerras internas e externas.

A ideia desta escultura estava na mente de Armand Fernandez há bastante tempo. De acordo com o jornal Independent, que conceitua a escultura como uma “monstruosidade”, ele primeiramente ofereceu o monumento para a cidade de Estrasburgo, na França, para as celebrações do Dia D no início de 1970. Já o jornal New York Times escreveu que ele tentou fazê-lo nos Estados Unidos e na Europa, mas custava muito caro. Ofereceu a França, que recusou, Fernandez então ofereceu seu trabalho para os israelenses em 1983, um ano depois que Israel invadiu o Líbano, o que resultou na morte de 17.500 civis. Mas a oferta foi novamente recusada. E finalmente, o monumento foi aceito pelo Líbano, que então decidiu inaugurar no 50º aniversário do exército libanês.

hope-for-peace-libano_003

Após o fim da guerra civil libanesa que durou 15 anos, em 1990, o país encontrava-se com um excedente de equipamento militar, foi reunido para compor a torre de concreto de Fernandez. Cada arma, tanque e artilharia móvel foi soldada à uma estrutura interna em meio a sacos de areia e concreto. Os veículos blindados enferrujados foram pintados, com a tradicional pintura de camuflagem.

Esta escultura expressa uma esperança para a paz“, Fernandez disse à multidão durante sua inauguração. “O trabalho simboliza o fim da guerra civil de 1975-1990 no Líbano, incorporando os tanques e outros veículos militares em concreto para erradicar a sua utilização original e torná-los para sempre quietos e silenciosos. É também um aviso para aqueles que ainda desejam fazer a guerra. Ao ver essas armas embutidas no concreto, as pessoas podem se conscientizar e pensar duas vezes porque o Líbano sofreu tanto e é hora de ser amigos novamente.

hope-for-peace-libano_001

hope-for-peace-libano_002

hope-for-peace-libano_004

hope-for-peace-libano_005

hope-for-peace-libano_006

hope-for-peace-libano_007

A maioria dos trabalhos anteriores de Armand Fernandez são caracterizadas pela acumulação e montagem de objetos. Antes de Fernandez construir o monumento no Líbano, ele já tinha construído um semelhante utilizando carros, que é chamado de “Long Term Parking” e está localizado no castelo de Montcel em Jouy-en-Josas, na França. Esta escultura de 20 metros de altura é composta por cerca de 60 carros, principalmente franceses, empilhados um em cima do outro e fixados com 18 toneladas de concreto, obra essa criada em 1982.

long-term-parking-franca_003

long-term-parking-franca_001

long-term-parking-franca_002

Postagens pelo mundo:

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

Adicionar comentário

Clique para deixar um comentário