Animais & Natureza

Mudskipper, o peixe saltador do lodo

O Mudskipper (Periophthalmus) ou saltador de lodo é um peixe que anda e vive mais tempo em terra do que em água e consegue respirar dentro e fora d’água. São encontrados nas regiões costeiras tropicais e subtropicais do Indo-Pacífico e na costa ocidental de África, em ecossistemas como os manguezais.

Mudskipper03

São extremamente ativos fora da água, inclusivamente saltando (donde o nome inglês mudskippers, ou “saltadores do lodo”, nome também usado em português, como no caso do Periophthalmus argentilineatus, saltador-do-lodo-atlântico ) Pode crescer até 15 cm e é um carnívoro oportunista, caçando pequenos caranguejos e até insetos terrestres, de que se alimentam. Saem da água para se acasalarem, caçar ou mesmo para defenderem o seu território.

Mudskipper08a

Para achar uma parceira no meio da praia ele pula até encontrar, e aí é todo um ritual de acasalamento. Eles vivem em túneis que ele escavam em forma de “U” e no fundo fica armazenado água e numa das extremidades há uma câmara de ar e nessa câmara, fica os ovos. Para que os ovos não fiquem sem ar, o Mudskipper busca ar com a boca na superfície e solta na câmara.

Mudskipper04

Mudskipper05

Mudskipper02

Mudskipper05a

Mudskipper06

Mudskipper07

Mudskipper08

Mudskipper09

Mudskipper10

Mudskipper11

Mudskipper12

Mudskipper13

Mudskipper14

Mudskipper15

Mudskipper16

Mudskipper17

Mudskipper18

Mudskipper20

Fonte: Wikipédia

Todas as fotos © Pitalenko

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

Adicionar comentário

Clique para deixar um comentário