Lugares

Museu da Cidade, um playground numa fábrica abandonada

O Museu da Cidade em St. Louis, Missouri, nos Estados Unidos não é realmente um museu. Na verdade, é um playground de quase 200 mil metros quadrados, instalado numa antiga fábrica de calçados, no coração de uma das maiores cidades da América. O museu é feito quase inteiramente de ferro velho industrial reciclado – um labirinto de cabines subterrâneas, cavernas falsas, pontes suspensas e tudo interligado no antigo prédio da fabrica de dez andares. No local também tem um aquário, uma academia de artes circenses, restaurantes, e um bar. Todos os materiais utilizados para a construção do museu incluindo pontes recuperadas, chaminés antigas, guindastes de construção, e milhares de telhas foram adquiridos localmente, fazendo todo um esforço para ser num grande projeto de reciclagem.

st-louis-city-museum-17

Há dois aviões empoleirados a mais de 15 metros de altura, uma roda gigante na cobertura do prédio, piscina de bolinhas e um velho ônibus escolar em balanço que se projeta para fora do telhado. Milhares de garrafas de refrigerante e um cofre foram colados juntos em paredes. A porta colossal de um antigo cofre de banco agora leva a uma sala de espelhos. Quase tudo é interligado por escadas das mais diversas formas, passadiços e túneis. O site oficial do museu, resume o lugar como “uma mistura eclética de parque infantil, parque de diversões, pavilhão surrealista, numa maravilha arquitetônica única, feito com objetos jogados fora.” Milhares de pedaços de tecido estão pregadas ao teto para que as pessoas se sintam como se estivesse sob o mar. Outras atrações bizarras e excêntricas incluem o maior lápis e o maior par de cuecas do mundo, uma roda de hamster para humanos, baleias de concretas e uma bizarrice chamada “Puking Pig“, que é uma escultura de porco em pêndulo que se preenche gradualmente com água até que que o porco vire.

O lugar foi originalmente ocupado pela fábrica Internacional Shoe Company, e estava fechado por bastante tempo, até ser comprado pelo artista Bob Cassilly e sua esposa, Gail Cassilly em 1983. Ele começou a construção do museu em 1995 com lixo industrial descartado pela cidade e foi inaugurado em 1997. Bob Cassilly faleceu em 2011, mas o museu não parou e está sendo constantemente remodelado, com a construção de novas funcionalidades e melhoradas as já existente graças a um grupo de 20 artistas conhecidos carinhosamente como “Cassilly Team”.

st-louis-city-museum-18

st-louis-city-museum-19

st-louis-city-museum-20

st-louis-city-museum-21

st-louis-city-museum-22

st-louis-city-museum-23

st-louis-city-museum-24

st-louis-city-museum-25

st-louis-city-museum-2

st-louis-city-museum-4

st-louis-city-museum-5

st-louis-city-museum-6

st-louis-city-museum-7

st-louis-city-museum-8

st-louis-city-museum-9

st-louis-city-museum-10

st-louis-city-museum-11

st-louis-city-museum-13

st-louis-city-museum-14

st-louis-city-museum-15

st-louis-city-museum-16

Site oficial: www.citymuseum.org

Fonte: 1 2

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

1 comentário

Clique para deixar um comentário