Ícone do site Magnus Mundi

Aula Museo Abejas del Valle, o museu das abelhas

O Aula Museo Abejas del Valle, é um museu dedicado as abelhas, em Poyales del Hoyo, na Espanha, está localizado no Vale do Tiétar, na encosta sul da Serra de Gredos e oferece uma oportunidade única para os visitantes de observar o comportamento das abelhas, consumir diferentes tipos de mel e aprender sobre apicultura.

Crédito da foto

O museu funciona há mais de quinze anos e é composto por duas áreas distintas, mas perfeitamente integradas, com o objetivo de sensibilizar para o mundo das abelhas, com salas de aulas e museu, que tem seis colmeias gigantescas penduradas no teto, numa sala fechada com vidro, mas com acesso a área externa pelas abelhas, permite aos visitantes chegar perto delas sem o risco ser picado.

Gerardo Gonzalez Perez, professor e diretor do museu e ele próprio um apicultor autodidata, instalou suas primeiras colmeias há mais de 34 anos atrás, quando ainda era estudante. Ao longo dos anos, a apicultura tornou-se sua paixão e atividade principal. Ele tem dado palestras e conferências em escolas e faculdades por toda a Espanha e administra cursos de apicultura para pessoas interessadas no assunto.

Crédito da foto

Em 1997, após 20 anos de trabalho e pesquisa, criou o museu das abelhas, a fim de transmitir seu conhecimento e tentar melhorar a percepção do mundo das abelhas na sociedade. Desde a sua abertura, milhares de pessoas passaram pelo museu e escola, onde elas tiveram a oportunidade de aprender sobre a vida das abelhas, as técnicas, materiais e noções básicas de apicultura, etc.

Crédito da foto

A vida das abelhas é um exemplo de solidariedade e constante adaptação ao mundo em que vivem. Sua organização social perfeita, linguagem, comunicação, reprodução, proteção a colmeia, pesquisa e processamento de alimentos; conhecimento de indivíduos diferentes que vivem na colmeia, o seu empenho e dedicação em nome da comunidade, são tomados como um exemplo para a sociedade humana.

Crédito da foto

Assistir as abelhas no trabalho diário, agindo livremente em seu ambiente natural, mas com segurança para o espectador, torna o museu único no seu gênero. Existem seis colmeias vivas, onde pode ser observado a rainha colocando dos ovos, no interior das células, como todo o processo de metamorfose das larvas, as abelhas operárias preparando mel, etc.

Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto

Publicado inicialmente em fevereiro de 2016

Para saber mais: www.abejasdelvalle.com

Fontes: 1 2

Postagens por esse mundo afora

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Sair da versão mobile