O busto indestrutível de Pablo Iglesias

Postado por

Um pouco fora da rota turística no bairro norte de Madrid, na Espanha encontra-se uma réplica de um busto de Pablo Iglesias Posse, fundador do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e da União Geral dos Trabalhadores. Ele é de certa forma, uma das figuras mais importantes e respeitados na história moderna espanhola, mas relativamente desconhecido para a geração mais jovem. Essa réplica de busto foi inaugurado em 2001 e teve uma relativa presença popular no evento e para a grande maioria das pessoas, ela não tem nada de especial, e nem sabem quem realmente foi a pessoa, mas a história por trás do original do busto é uma história que vale ser contada.

O busto original de Pablo Iglesias foi inaugurado pela primeira vez em 1936, no Parque del Oeste, também em Madrid, poucos meses após a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) estourar. Foi uma pomposa cerimônia, com um mar de bandeiras vermelhas sendo agitadas por todo o parque, com direito a discursos empolgantes e hinos emocionais. O monumento era para ser um símbolo poderoso da esquerda, em um momento de grande agitação política no país.

O busto indestrutível de Pablo Iglesias

Com os combates na Guerra Civil espalhados por grande parte da Espanha. Madrid estava dividida entre os apoiadores das forças nacionalistas e fascistas aliadas as instituições tradicionais, como o exército, igreja e latifundiários e por outro lado, a Frente Popular, representados pelos sindicatos, partidos de esquerda e os partidários da democracia. Famílias, vilas e cidades divididas por lealdade de divisão em uma luta para o controle final da Espanha. A área em torno do busto era o local de muito combate entre os soldados republicanos e nacionalistas e o monumento suportou um grande número de balas perdidas e explosões por estilhaços.

Em 1939, com a Guerra Civil chegando ao fim, depois de três anos de combates, as forças nacionalistas vitoriosos tentaram explodir a escultura com dinamite. Depois de várias tentativas fracassadas, o busto de 1.500 quilos foi transportado para o Parque del Retiro, para ser quebrados por pedreiros e o material usado na construção de uma parede de pedra que estava sendo construída na região.

O busto indestrutível de Pablo Iglesias

Este teria sido o fim da história, se não fosse as ações de um espanhol chamado José Pradal, um desenhista de profissão, que trabalhava para o município. Chegando ao trabalho naquele dia dentro do parque, Pradal reconheceu o busto e se aproximou dos trabalhadores que estavam prestes a começar a quebrar a cabeça e convenceu-os de que as pedras do busto seria inútil como material de construção na parede a ser erguida e por fim, deixaram a cabeça em paz e foram fazer outro serviço.

O busto indestrutível de Pablo Iglesias

O busto desenterrado de Pablo

Mais tarde naquela noite, Pradal voltou com dois amigos ao parque e sorrateiramente eles moveram o busto para um dos jardins do parque e cavaram um buraco, enterrando a escultura. Observando as coordenadas, Pradal desenhou um mapa de modo a voltar em algum momento posterior e recuperar a cabeça. Ele guardou o mapa em sua casa por 17 anos, mas em 1957, ciente do perigo potencial que representava, mantê-lo em sua posse, ele viajou até Toulouse e confiou o mapa ao seu irmão Gabriel, que estava vivendo no exílio na França. No leito de morte, Gabriel deu o mapa para seus filhos, Mercedes e Carlos. Em 1979, quarenta anos após a morte de Gabriel, a família Pradal sentiu-se segura em revelar o segredo guardado a tanto tempo e contataram Alfonso Guerra, então vice secretário do PSOE, recentemente restabelecido.

Em fevereiro daquele mesmo ano, o busto foi desenterrado e apesar de alguns danos graves no rosto, em particular o nariz, o que estava da escultura foi colocado na entrada da sede do partido PSOE e está lá até hoje. Muitos artistas e escultores se ofereceram para restaurar o busto a sua forma original, no entanto, considerou-se que o dano causado a ele, tinha um forte significado simbólico e histórico.

O busto indestrutível de Pablo Iglesias

Mais tarde, em 2001, a Fundação Pablo Iglesias decidiu encomendar uma cópia exata do busto original e colocá-lo em praça, numa importante avenida de Madrid. A reprodução foi feita pelo escultor Pepe Noja e colocado num grande bloco de granito na Av. Pablo Iglesias, em Chamberi. Mesmo agora, 80 anos após a morte de Pablo Iglesias, a cópia do busto é um lugar de protesto, vandalismo e pichações.

O busto indestrutível de Pablo Iglesias

O busto indestrutível de Pablo Iglesias

O busto original na sede do partido PSOE

O busto indestrutível de Pablo Iglesias

Inauguração do monumento a Pablo Iglesias Posse em 1936

O busto indestrutível de Pablo Iglesias

O escultor Emiliano Barral ao lado se sua criação

Crédito do texto e fotos: O texto e fotos deste artigo são de Andy, proprietário do site Go Apocalypse, e ele gosta de viajar e explorar locais que sejam culturalmente significativos e instigantes.

Publicado originalmente em 21/06/2016

“Verba volant, scripta manent” (As palavras voam, os escritos permanecem)

Postagens por esse mundo afora

Visualização: 403 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo! O que achou do artigo??
  • Ótimo
  • Bom
  • Indiferente
  • Poderia ser melhor

Comments 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up ©2020 OceanSite - Desenvolvimento de sites e aplicativos