Lugares

Telescópio Solar McMath-Pierce, o maior telescópio solar do mundo

O Telescópio Solar McMath-Pierce no Observatório Nacional Kitt Peak, no Arizona, EUA, parece mais com um monumental de arte moderna. Uma grande estrutura de concreto branco como um V invertido, sobe 34 metros para o céu a partir do qual um eixo inclina 62 metros no chão. No topo da torre há um helioestato (conjunto de espelhos) de 50 toneladas com 3-espelhos que coleta a luz e a direciona para dentro do túnel diagonal que continua por mais 150 metros para dentro da montanha, formando um túnel subterrâneo. Na base do túnel há um espelho parabólico de 34 polegadas, que capta a imagem do sol. Construído em 1962, é o maior instrumento solar do mundo, bem como o maior telescópio óptico de abertura desobstruída, com um diâmetro de 1,6 metros. Ele foi projetado principalmente para estudar as características físicas e químicas do sol, mas é tão sensível que pode até mesmo observar as estrelas brilhantes durante a noite. Ele também funciona como um gigantesco relógio solar.

mcmath-pierce-solar-telescope-001
Crédito da foto

Além do espelho primário, há também telescópios auxiliares a leste e a oeste, que são completamente independentes do telescópio principal e estão equipados com seus próprios helioestatos e espelhos. Instrumentos de observação do telescópio estão localizados no subsolo para evitar as flutuações de temperatura que ocorrem na superfície. O heliostato que está exposta na parte superior da torre é protegido por um invólucro de aço e um sistema de arrefecimento.

O telescópio McMath-Pierce é usado para estudar a estrutura de manchas solares, assim como espectros de manchas solares. Importantes descobertas feitas com este telescópio incluem a presença de água e hélio isotópica ao sol, linhas de emissão solares em 12 microns, primeira medição de Kilogauss campos magnéticos manchas solares externos e os campos intra-rede muito fracos, imagens primeiros de alta resolução de 1,6 e 10 mícrons, bem como a detecção de uma radiação natural na atmosfera de Marte.

mcmath-pierce-solar-telescope-002
Crédito da foto

Nomeado como Telescópio Solar McMath em 2 de novembro de 1962, o mecanismo foi mais tarde renomeado para homenagear o Dr. Keith Pierce, bem como Dr. Robert McMath. Na sua inauguração em 1962, o presidente John Kennedy escreveu uma carta que dizia:

O novo grande telescópio solar no Observatório Nacional Kitt Peak no Arizona é uma fonte de orgulho para a nação. É o maior instrumento de pesquisa solar do mundo, e da aos astrônomos americanos uma ferramenta única para investigar a estrela mais próxima de nós, o nosso sol. Este projeto é de interesse excepcional para todos os nossos cidadãos …

mcmath-pierce-solar-telescope-003
Crédito da foto
mcmath-pierce-solar-telescope-004
Crédito da foto
mcmath-pierce-solar-telescope-005
Crédito da foto
mcmath-pierce-solar-telescope-006
Crédito da foto
mcmath-pierce-solar-telescope-007
Crédito da foto
mcmath-pierce-solar-telescope-008
Crédito da foto
mcmath-pierce-solar-telescope-009
Crédito da foto
mcmath-pierce-solar-telescope-010
Crédito da foto
mcmath-pierce-solar-telescope-011
Crédito da foto
mcmath-pierce-solar-telescope-012
Crédito da foto
mcmath-pierce-solar-telescope-013
Crédito da foto
mcmath-pierce-solar-telescope-014
Crédito da foto
mcmath-pierce-solar-telescope-015
Crédito da foto
mcmath-pierce-solar-telescope-016
Crédito da foto
mcmath-pierce-solar-telescope-017
Crédito da foto
mcmath-pierce-solar-telescope-018
Crédito da foto
mcmath-pierce-solar-telescope-019
Crédito da foto

Fonte: 1

“Verba volant, scripta manent” (As palavras voam, os escritos permanecem)

Postagens por esse mundo afora

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

1 comentário

Clique para deixar um comentário