Ícone do site Magnus Mundi

O Ninho de Quetzalcoatl no México

El Nido de Quetzalcóatl ou Ninho de Quetzalcoatl é um complexo de apartamentos localizado em Naucalpan, noroeste do Estado do México, construído dentro do corpo de uma serpente que se desloca entre jardins suspensos, criado pelo arquiteto mexicano Javier Senosiain, responsável pelo estúdio Arquitectura Orgánica, que se dedica a projetar edifícios que imitem as formas da natureza, como forma de se relacionar com ela. O arquiteto se inspirou no catalão Antoni Gaudí e no mexicano Juan O’Gorman, entre outros na elaboração do projeto.

O complexo é nomeado em homenagem à divindade na forma de um híbrido de uma cobra e um pássaro das culturas mesoamericanas, cultuado especialmente pelos astecas e pelos toltecas, e identificado por alguns pesquisadores como a principal deidade do panteão centro-mexicano pré-colombiano. Seu nome significa “serpente emplumada” (de quetzal, nome comum do Pharomachrus mocinno, e cóatl, serpente).

Este não é o primeiro projeto de arquitetura incomum do arquiteto, que recentemente criou uma casa conhecida como “Shell House Nautilus” ou Casa Nautilus, localizada na periferia da capital do México, também uma estrutura interessante, mas não tão grande quanto o “Ninho de Quetzalcoatl”. O pedido para o Ninho de Quetzalcoatl foi feito em 1998, de um empresário da Cidade do México.

O arquiteto precisava criar algo extraordinário no terreno acidentado de 5.000 metros quadrados, e algumas condições foram solicitadas – danos mínimos na natureza existente e as superfícies planas deveriam ser usadas como estacionamento. Javier levou em conta todos os requisitos e criou o projeto do ninho, que não só se encaixou perfeitamente na área verde circundante, mas também se transformou numa atração local.

O arquiteto planejou uma espécie de tubo confeccionado em ferro e cimento, apoiando-se em alguns pontos do terreno. O espaço interior é limitado pelas dimensões do “corpo de Quetzalcoatl”, e este tem 6,5 metros de altura e 8,5 de largura. Dez apartamentos com uma área de 180 metros quadrados estão localizados em dois andares, suspensos a 20 metros de altura sobre jardins, simulando as curvas sinuosas de uma serpente.

Nos espaços interiores das casas e apartamentos construídos por Senosiain, as paredes são curvas, com entradas de luz indireta, remetendo seus habitantes ao aconchego do ventre materno. Cada apartamento tem um espaço verde fixo, onde os proprietários têm a oportunidade de desenvolver jardinagem ou simplesmente relaxar em uma espreguiçadeira.

Com vários andares de jardins e três espelhos de água natural, o complexo conserva uma gruta, originalmente uma mina, transformada em centro de entretenimento para os moradores. Nas entradas dos estacionamentos, em dois extremos do complexo, no nível da rua, foram construídas a grande cabeça e a cauda da serpente, com cerâmica de cores chamativas.

Apesar do fato de que “Ninho de Quetzalcoatl” é mais uma reminiscência de uma figura arquitetônica excêntrica, ele regularmente serve propósitos bastante comuns – a vida das pessoas. Graças a formas interessantes e design original, os proprietários da estrutura são simultaneamente ligados à arte e à natureza.

Detalhes da construção
Casa Shell House Nautilus, do mesmo arquiteto, Javier Senosiain

Crédito de todas as fotos: Arquitectura Organica

Fontes: 1 2 3

Leia também:

Ninho do Tigre, o monastério no penhasco

Caverna Gomantong, e os ninhos dos andorinhões

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Sair da versão mobile