Ícone do site Magnus Mundi

McGuire Irish Pub, o pub irlandês de um milhão de dólares

McGuire Irish Pub é um bar e cervejaria irlandês e um dos lugares mais pitorescos da cidade de Pensacola, na Florida, EUA, fundado por McGuire e Molly Martins. O bar está localizado num edifício construído em 1927, o antigo quartel dos bombeiros da cidade. O corpo de bombeiros mudou-se para instalações melhores e o lugar se tornou um restaurante estilo drive-in chamado de “Old Firehouse Drive-In“. Quando este restaurante fechou, o edifício tornou-se então o McGuire Irish Pub, em 1982.

O edifício tem seis mil metros quadrados com 400 lugares distribuídos em várias salas temáticas, tais como a “Pipers Den“, “Notre Dame Room“, “The Irish Links Room” e “Ruprecht O’Tolf Vinho Cellar“. Mas o que difere o McGuire de tantos outros pubs irlandeses pelo mundo afora, é que no seu interior, cada centímetro quadrado de espaço nas paredes e no teto é coberto com dinheiro, geralmente notas de um dólar.

A grande maioria das notas é assinadas por políticos, astros do esporte, cinema e artistas que frequentaram o estabelecimento, bem como, com expressões populares e provérbios populares. Há também bastante bugigangas irlandeses, esculturas e uma dúzia de cabeças de alce, espalhados pelos ambientes. As milhares de notas de dólar autografadas ou não, foi estimado em mais de um milhão de dólares.

McGuire Irish Pub abriu pela primeira vez em 1977, como um pequeno pub no shopping center “Town & Country Plaza” em Fairfield Drive. Quando Molly Martins recebeu a primeira nota de um dólar, ela fixou na parede para dar boa sorte ao negócio. Nos dias seguintes, outros frequentadores também fizeram doações de uma nota de dólar para adicionar à coleção e assim dar mais sorte ao novo bar e logo se tornou tradição do restaurante. A outra bizarrice no lugar, é convidar visitantes e convidados especiais a beijar uma grande cabeça de alce empalhada, perto do palco.

Hoje há muito mais de um milhão de notas de dólar que adornam as paredes, teto e vigas. O pub trata este dinheiro como um ativo e até mesmo paga imposto sobre o adicionamento anual de mais notas que são fixadas no restaurante, a cada dia, que é calculado por uma empresa de contabilidade, mesmo que as notas escritas não tem mais valor legal.

A tentação de tanto dinheiro de fácil acesso, tem sido demais para algumas pessoas. Houve alguns incidência de roubo, mas graças às assinaturas nas notas, mesmo sendo roubadas, são facilmente localizadas e devolvidas ao pub. As pessoas têm sido pegas tentando comprar pizza, pagar em outros estabelecimentos e até mesmo em lavação de carro com as contas retiradas do pub. Certa vez um dos seus ex-empregado foi preso e acusado de roubar mais de U$ 5.000 em dinheiro do restaurante, retirados de pouco em pouco.

O McGuire Irish Pub, abriu uma filial na cidade litorânea de Destin, também na Flórida. Há um restaurante semelhante ao McGuire, em Homer Spit no Alasca de nome “Salty Dawg Saloon“.

O McGuire de Destin na Flórida teve um caso polêmico e que foi muito divulgado pela mídia, onde a sinalização dos banheiros tinha uma brincadeira irlandesa, fazendo a placa do banheiro dos homens apontarem para o banheiro feminino e vice-versa, que para algumas pessoas era confusa, fazendo-as entrarem no banheiro errado.

Em 2007 alguém entrou com uma queixa no Departamento Regulador de Negócios e Profissionais da Flórida (DBPR) alegando que um homem entrou no banheiro feminino, quando sua filha de 15 anos estava usando-o e o pub foi obrigado a trocar as placas, mas uma petição com a assinatura de mais de 3.000 clientes pediu o retorno das placas nos banheiros. Para acabar com o caso e manter as placas nos banheiros, o restaurante instalou um segundo conjunto de portas de vaivém após a sinalização confusa, mas antes dos sanitários.

Artigo publicado originalmente em junho de 2016

Site Oficial: McGuire Irish Pub

Fontes: 1 2

Postagens por esse mundo afora

Leia também:

Kiruna, a cidade sueca que vai ter que se mudar

Migingo, uma pequena ilha lotada no meio de um lago

The Rock in the House, a casa com uma pedra dentro

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Sair da versão mobile