Arte

O Vale dos Santos, na Bretanha

O Vale dos Santos, na Bretanha

La Vallée des Saints (Vale dos Santos), fica no alto de um encosta, no município de Carnoet, costa Cotes d’Armor, na Bretanha, no noroeste da França. É um projeto de grande escala que está em andamento, que espera cobrir toda a encosta de 37 hectares com milhares de estátuas em granito, que representam os santos bretão. Mais de 7.000 santos são venerados por toda a Bretanha, embora apenas alguns são reconhecidos oficialmente pela Igreja Católica Romana.

Cerca de 1.500 anos atrás, padres e monges vindos da Grã-Bretanha desembarcaram na costa da Bretanha. Alguns, como Malo ou Brieuc, deixaram sua marca na região, enquanto outros apenas estavam de passagem. Através destas efígies de santos, o projeto visa celebrar, promover e sensibilizar sobre a história inter-céltica da Bretanha, bem como, através das estátuas de granito, incentivar o turismo e melhorar a economia local. Também incentivar a indústria de granito local, apesar de a maioria das estátuas terem sido feitas com granito importado da China.

Iniciado em 2008, o projeto até agora tem mais de sessenta estátuas, com alturas que variam de três a quatro metros de altura erguidas na encosta, terreno esse doado pelo município. Cada estátua erguida no lugar é de um santo vinculado com as lendas locais, que por sua vez são uma mistura de cultura cristã celta e galo-romana. Graças à variedade de artistas envolvidos no projeto, cada estátua é única na aparência, e o plano é esculpir 1.000 estátuas ao longo dos próximos 25 anos.

O projeto foi iniciativa do bretão, Philippe Abjean, professor de filosofia antiga e é inteiramente financiado por doações de pessoas e organizações locais. Qualquer pessoa ou empresa pode patrocinar uma estátua, bastando selecionar seu santo preferido e escolher uma localização na encosta, custado 12.000 euros cada estátua. O projeto não recebe subsídio público, mas tem sido reconhecido como sendo de interesse cultural, o que significa que as doações terão um desconto de 60% nos impostos.

Site oficial: www.lavalleedessaints.com

Fontes: 1 2 3

“Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia.” – William Shakespeare

Postagens por esse mundo afora

Visualização: 298 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo, informando o que sentiu ao ler este artigo?
  • Fascinado
  • Contente
  • Entediado
  • Indiferente
  • Decepcionado

Faça nosso trabalho valer a pena. Deixe seu comentário!

Clique para adicionar um comentário

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arte

Me chamo Júlio César e moro em Porto Belo/SC. Sou o idealizador do site Magnus Mundi, um site sobre lugares curiosos, estranhos ou inóspitos pelo mundo afora, bem como histórias inusitadas de pessoas, lendas, eventos e outros assuntos interessantes. Feito para as pessoas que gostam de saber mais sobre um determinado assunto que é tratado superficialmente por outros sites do gênero.

Veja mais em Arte

The Fence, o objeto mais pintado do mundo

Magnus Mundi14 de janeiro de 2019

Jesus sem-teto, a estátua polêmica dos mendigos

Magnus Mundi17 de novembro de 2018

Cadillac Ranch: A fazenda dos Cadillacs

Magnus Mundi15 de novembro de 2018

A arte biodegradável do suíço Saype

Magnus Mundi8 de setembro de 2018

Leão Oriental, a maior escultura de madeira do mundo

Magnus Mundi17 de março de 2018

The Kelpies, o monumento aos espíritos da água

Magnus Mundi9 de março de 2018

Michelangelo e a Capela Sistina

Magnus Mundi5 de fevereiro de 2018

Cristo Redentor, o símbolo do Brasil

Magnus Mundi12 de janeiro de 2018

Os desenhos escondidos de Michelangelo

Magnus Mundi12 de novembro de 2017

Magnus Mundi é uma revista digital que tem seu conteúdo voltado para lugares, eventos, artes e histórias inusitadas pelo mundo afora

Copyright © 2015 · OceanSite · Desenvolvimento de website e aplicativos para mobiles

Scroll Up