Ícone do site Magnus Mundi

Os extravagantes reservatórios de água de Punjab

O Estado de Punjab, no norte da Índia, é conhecido por sua rica e vibrante cultura, incluindo comida, música e dança. Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que o Estado indiano também é o lar de alguns dos reservatórios de água mais extravagantes do mundo.

Em outros lugares da Índia, geralmente essas estruturas de concreto usadas para armazenar água nos telhados de casas e estabelecimentos comerciais são quase sempre de aparência comum e sem graça. Mas os moradores de Punjab inovaram esse conceito, e em algumas casas, esses reservatórios são de numa variedade de formas e tamanhos que impressiona e são ​​inspirados nos interesses e experiências das pessoas. Não é incomum ver reservatórios de água na forma de aviões, tanques do exército, navios, pássaros, animais, e até seres humanos!

Essa tradição de se ter um reservatório de água extravagante em cima do telhado parece ter ser espalhado por todo o Estado, desde cidades à pequenos povoados, e se pode ver tanto em casas de ricos, como de pobres. A uma certa competição entre as pessoas para saber quem tem a melhor caixa d’água do bairro. Além de armazenar água, os modelos servem para refletir as profissões e interesses dos donos das casas. As pessoas que têm familiares que vivem no exterior, por exemplo, têm navios ou aviões em seus telhados. Já famílias que seus entes queridos servem nas forças armadas, dão preferência para artigos militares, como tanques de guerras e outros. O morador Ranjot Makkar, da cidades de Dugri, comentou: “Meu filho está no exército e sente muito orgulho do tanque de guerra em cima de nossa casa“. “Quando ele entrou para o exército, construimos um reservatório de água na forma de tanque de guerra, para que servisse de estimulo para ele“.

Para alguns, as caixas d’água incomuns são um símbolo de status financeiro, enquanto para outros, elas representam doces lembranças. Preetjot Singh, morador de Ludhiana, colocou sobre seu telhado um reservatório com a forma de uma águia, como uma homenagem a um animal de estimação, que ele tinha na infância. “Quando eu era criança, sempre tive animais de estimação que me trazem boas lembranças, especialmente uma águia que eu tinha“, disse ele.

Há casas onde pode se observar dois ou mais reservatórios de águas incomuns nos telhados, pois quando os moradores constroem um novo, não descartam o antigo, usando-o para o aproveitamento da água pluvial, prática comum na região, para ter água nos meses secos do verão. “É melhor usá-los para algo útil, do que destruí-los” disse Paramjeet Kaur, morador local. “Nós gastamos muito dinheiro para construí-lo. Então, depois que comprei outro tanque, uso o antigo para obter água da chuva”.

Nas lojas podes-se comprar todo tipo de reservatórios de água incomuns para se colocar nos telhados das casas

Fonte: 1 2

“Verba volant, scripta manent” (As palavras voam, os escritos permanecem)

Postagens por esse mundo afora

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Sair da versão mobile