Järnpojke
Coisas & Cultura

Os menores monumentos do mundo

Na cidade russa de Tomsk se localiza um pequeno monumento de um sapo de bronze sentado sobre uma pedra lisa e redonda e é considerado o menor monumento público do mundo. A escultura tem apenas 44 milímetros de altura. A curiosa atração intitulada “o monumento do sapo viajante” foi instalada em 2013, perto da entrada principal de um hotel. Seu idealizador, Oleg Kislitsky queria criar um monumento dedicado aos viajantes e decidiu pelo pequeno sapo, por considerar uma representação apropriada à sua ideia.

A história do sapo viajante, é um conto infantil muito conhecido na Rússia e escrito pelo famoso autor russo Vsevolod Garshin – um sapo queria voar para o sul com os patos, e então se pendurou com a boca num galho e assim dois patos poderiam leva-la no bico, mas o sapo não conseguiu ficar de boa fechada, quando as pessoa ao chão vendo a incomum cena, começaram a elogiar os patos da incrível ideia. O sapo não se conteve e abriu a boca, dizendo: ” A ideia foi minha”. Porém ao fazer isso teve que abrir a boca, e assim, caiu para a morte.

Os menores monumentos do mundo
Crédito da foto: ngs.ru
Os menores monumentos do mundo
Crédito da foto

Antes da escultura do sapo fosse lançada, a honra de ter o menor monumento do mundo pertencia a uma outra cidade russa – São Petersburgo, cidade conhecida por ter vários monumentos espalhados pela cidade, porém grandes. Tratasse de uma estátua de bronze de um pássaro com onze centímetros de altura, conhecida pelos habitantes locais como Chizhik-Pyzhik, e está empoleirado em uma pequena base de pedra em um muro de contenção do rio Fontanka, e foi inspirada numa folclórica canção russa. O pequeno monumento foi confeccionada em 1994, criado pelo artista georgiano Rezo Gabriadze.

Apesar da pequena estátua ter apenas vinte anos, a história da canção é mais longa, e tendo mais de 180 anos. A tradição local diz que qualquer pessoa que atirar uma moeda e ela cair na pequena plataforma onde se encontra o pequeno pássaro, sem cair na água, terá sorte e prosperidade. Ironicamente, a própria estátua não é tão afortunada, uma fez que o pequeno pássaro já foi roubado pelo menos, três vezes.

Os menores monumentos do mundo
Crédito da foto
Os menores monumentos do mundo
Crédito da foto
Os menores monumentos do mundo
Crédito da foto

Fora da Rússia, talvez a menor estátua seja Järnpojke ou Menino de Ferro de 15 centímetros de altura, localizada no jardim de uma igreja finlandesa em Estocolmo, na Suécia. A escultura de um menino envolvendo seus joelhos com os braços, foi criada pelo artista sueco Liss Eriksson em 1967 e tem o nome de “o garotinho que olha para a lua“, mas as pessoas simplesmente chamam-na de Järnpojke.

O menino de ferro já recebeu todos os tipos de presentes ao longo dos anos, mas na maioria das vezes as pessoas deixam moedas, frutas e outras oferendas na base onde a pequena estátua está posicionada. Às vezes, a estátua é vista usando um boné ou um cachecol em dias mais frios.

Os menores monumentos do mundo
Crédito da foto
Os menores monumentos do mundo
Crédito da foto
Os menores monumentos do mundo
Crédito da foto
Os menores monumentos do mundo
Crédito da foto

Outro pequeno monumento, se localiza em Londres, sendo dois ratos brigando por um pedaço de queijo que está anexado no alto de uma parede de um edifício na esquina da rua Philpot Lane, em Eastcheap. A construção da estátua é de 1862 e a história sobre ela, conta que dois trabalhadores que estavam construindo o edifício tiveram uma discussão, quando um acusou o outro de ter roubado seu almoço.

Os dois iniciaram uma briga em cima do andaime, e caíram dele, e ambos morreram tragicamente. Mais tarde, foi descoberto que os ratos eram os culpados do roubo da comida. Os operários deixaram esse pequeno monumento no edifício em honra pela morte dos dois companheiros.

Os menores monumentos do mundo
Crédito da foto
Os menores monumentos do mundo
Crédito da foto

Fonte: 1

Postagens por esse mundo afora

Leia também:

As pedras de sapo de Port Nolloth

Völkerschlachtdenkmal, o Monumento da Batalha das Nações

Buggy Race, as corridas malucas no pântano

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

Adicionar comentário

Clique para deixar um comentário